câncer de próstata

Câncer de próstata: sintomas, causas e tratamento

O câncer de próstata é a manifestação da doença que afeta a glândula do aparelho reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga que, por sua vez, envolve a uretra (canal responsável pela ligação da bexiga a extremidade externa do pênis).

Quanto mais avançado é o grau do tumor, maiores são as mutações nas células: isso, consequentemente, resulta em maior agressividade do câncer.

É importante notar que a patologia costuma acometer homens mais velhos, com idade superior a 50 anos. Quando a doença é diagnosticada rapidamente, as chances de cura são altas. Porém, quando identificada apenas em estágio avançado, o risco de vida ao paciente é grande.

A seguir, confira mais informações sobre o câncer de próstata, assim como seus sintomas, causas e tratamentos!

Quais são as causas e fatores de risco?

Não há uma causa específica que justifique o crescimento rápido e desordenado de células na próstata (assim como também acontece com outros tipos de câncer).

Existem, no entanto, alguns fatores de risco, que aumentam as chances de manifestação da doença. Veja alguns deles:

  • Antecedente na família com câncer de próstata (como avô, pai ou tio). O risco é ainda maior caso o afetado pelo câncer de próstata seja um irmão;
  • Quando mais de um membro da família já teve a doença e o paciente tiver idade inferior a 65 anos, suas chances de desenvolvê-la aumentam entre 6 a 11 vezes;
  • Alimentação rica em carne vermelha e alimentos gordurosos com pouca presença de frutas, legumes e vegetais;
  • Altos níveis de estrogênio;
  • Obesidade e/ou sedentarismo;
  • Etnia (homens negros possuem maior chance de desenvolver câncer de próstata; os asiáticos, menor).

Sintomas do câncer de próstata

Em estágios iniciais, o câncer de próstata raramente se manifesta com sinais relevantes. Dificuldades miccionais (leves ou moderadas) são comuns e o indivíduo também pode sentir um nódulo endurecido na região da próstata.

Já em estágios avançados, os sintomas miccionais são mais expressivos, o que ocorre devido ao crescimento do tumor que começa a comprimir a uretra prostática.

E o tratamento para a doença?

O câncer de próstata é, na grande maioria dos casos, diagnosticado por meio do exame de toque retal (que deve ser realizado anualmente em homens com idade superior a 50 anos) e pela dosagem da PSA, uma proteína encontrada na circulação sanguínea.

O tratamento padrão, por sua vez, consiste na realização da prostatectomia radical, procedimento cirúrgico que retira as vesículas seminais, próstata e linfadenectomia ilíaco-obturadora bilateral.

O principal objetivo da cirurgia é curar o paciente com câncer de próstata, removendo o tumor por completo sem deixar vestígios. Ela pode ser feita por via retropúbica, perineal ou robô assistida.

Não fumar, ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos e realizar os exames (dosagem de PSA e toque retal) a partir dos 50 anos são hábitos que contribuem para a prevenção do câncer de próstata e para a saúde como um todo.

Agora você já conhece mais sobre o câncer de próstata, assim como seus sintomas, causas e tratamentos. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe