Oncologista em São Paulo

Câncer de tireoide – Sintomas e tratamentos

Você sabe quais são os principais sintomas do câncer de tireoide, as formas mais comuns de diagnosticá-lo e quais são os melhores tratamentos disponíveis no mercado no presente momento?

Este artigo tem como objetivo falar sobre o assunto em questão, trazendo ao usuário a possibilidade de refletir sobre ela e de sanar as dúvidas mais comuns. Observe:

O que é tireoide?

É uma glândula em formato de borboleta que está localizada na parte anterior do pescoço. Ela é responsável pelo correto funcionamento de uma série de órgãos e produz os hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina).

Quando não está em seu melhor momento, pode produzir hormônios em quantidade excessiva ou em quantidade insuficiente, causando desequilíbrio no organismo e uma série de outros problemas.

O que é o câncer de tireoide?

É um dos tipos de câncer mais comuns a atingir a região da cabeça e do pescoço. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), este problema tende a acometer três vezes mais as mulheres do que os homens.

Em estudos feitos em 2018, este tumor foi o quinto mais frequente em mulheres que residem nas regiões Sudeste e Nordeste.

Quais são os sintomas?

Gânglios linfáticos aumentados na região do pescoço, assim como rouquidão, dificuldade para falar ou para engolir, ou falta de ar constante podem indicar que há alguma alteração na região da tireoide.

Não necessariamente o câncer se manifesta a partir de nódulos ou caroços na região do pescoço. Todavia, vale sempre estar atento a modificações deste caráter, dado o fato de que podem indicar outras alterações do organismo que merecem atenção.

Para garantir a detecção precoce do problema ou evitar que os casos evoluam para situações mais sérias, recomenda-se fazer exames anuais – mesmo quando não há nenhum sinal de doença instalado.

Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer, maiores são as chances de cura e menos invasivo pode ser o tratamento.

Como é feito o diagnóstico? E o tratamento?

Após a avaliação inicial, feita em consultório por um médico especialista, é costume que se solicite uma ultrassonografia de tireoide.

Caso seja encontrado algum problema neste exame, o paciente pode ser submetido a uma biópsia e, em caso afirmativo de câncer, para o tratamento posterior.

O tratamento do câncer da tireoide é feito por meio de cirurgia. Alguns casos exigem o que chamamos de tireoidectomia (remoção da tireoide) total, enquanto outros exigem que apenas uma parte dela seja retirada.

O estágio do câncer e demais exames darão ao médico oncologista pistas de seus próximos passos. Alguns pacientes podem ser levados também à complementação terapêutica com iodo radioativo.

Há casos ainda em que há comprometimento dos gânglios linfáticos do pescoço. Quando isto ocorre, a remoção da tireoide é feita em conjunto com a retirada dos gânglios linfáticos atingidos pela doença.

Existem formas de prevenir o câncer de tireoide?

A ingestão de iodo é uma das formas possíveis de manter a saúde da tireoide e de evitar doenças nesta glândula.

Se um indivíduo possui histórico familiar de câncer, deve estar sempre atento a modificações corporais e manter a sua saúde em dia.

Da mesma forma, pessoas que foram submetidas a radioterapia na região do pescoço devem redobrar a atenção, uma vez que este procedimento pode aumentar as chances de câncer de tireoide.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe