Também conhecido como câncer de estômago, o tumor gástrico é o terceiro tipo na incidência entre homens e o quinto entre as mulheres. Este câncer se apresenta em três tipos mais comuns, como a adenocarcinoma (responsável por 95% dos casos), o linfoma (correspondente a 3% dos casos) e a leiomiossarcoma (2%).
Adenocarcinomas são um tipo de tumor maligno que afeta as células secretoras e podem ocorrer em qualquer lugar no corpo. Já os linfomas são um tipo diferente de tumor que acomete células do sistema linfático. E o leiomiossarcoma é um tipo de neoplasia que atinge os tecidos dos ossos e músculos do corpo.
Outros casos mais raros da doença são o tumor estromal gastrointestinal, atingindo cerca de 1% dos casos, e o tumor neuroendócrino, representando menos de 1% dos casos.
Possíveis causas do câncer gástrico
Não existe um consenso sobre as causas do câncer gástrico, mas há um entendimento sobre a relação entre a infecção pelo H. pilory e os tumores. Uma dieta rica em sal, em alimentos em conserva e produtos defumados são favoráveis para o desenvolvimento desse câncer.
Geralmente, a neoplasia maligna ocorre quando há uma falha no DNA da célula. Essa mutação provoca o crescimento e a multiplicação das células. As células cancerosas se aglomeram e formam os tumores podendo espalhar a outras partes do corpo.
Sintomas do câncer gástrico
É difícil associar sintomas específicos desse tipo de câncer de estômago, pois grande parte dos sintomas podem ser confundidas com problemas gástricos comuns, como azia, úlceras, gastrite e refluxo gastroesofágico. No início, os sintomas podem ser assintomáticos e se manifestam no decorrer do desenvolvimento do tumor, piorando progressivamente.
Além dos sintomas comuns a diversas doenças, destacamos alguns indícios recorrentes ao câncer gástrico em específico:
1. Emagrecer sem fazer dieta ou praticar exercícios
A perda de peso súbita de até 10% do peso em um mês, sem fazer dieta ou atividade física intensa pode ser um indício do desenvolvimento de um câncer, sobretudo tumores do pâncreas, estômago, esôfago e gástrico.
2. Fadiga em pequenas tarefas
O cansaço intenso após a realização de pequenas tarefas ocorre pela anemia ou perda de sangue pelas fezes, ocasionando uma redução dos glóbulos vermelhos e à diminuição de oxigênio no sangue.
3. Dor constante
Em geral, apresenta uma dor constante em uma região que não alivia com o descanso e não é causada por atividades intensas ou outras doenças. Somente com analgésicos fortes há um alívio das dores.
4. Caroços e inchaço das ínguas
Aparecimento de nódulos em qualquer local do corpo e inchaço devido ao aumento dos órgãos. Além disso, pode ocorrer inchaço das ínguas nas axilas, virilhas e pescoço.
5. Alterações nas fezes
Apresentar variações intestinais como fezes duras ou diarreia por vários dias seguidos, além de náuseas e vômitos. Essa variação deve ser persistente e não causada por alimentação ou outras doenças intestinais.
Se você apresenta algum desses sintomas que podem estar relacionados ao câncer gástrico, procure um médico para que se faça exames complementares, investigando as causas e sintomas e, se diagnosticado, iniciar o tratamento o quanto antes.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!