Câncer Gastrointestinal

Câncer Gastrointestinal: quais os sintomas?

O câncer gastrointestinal é um câncer que se desenvolve no sistema digestivo, podendo afetar todo o trato gastrointestinal, desde o esôfago e estômago até o intestino delgado, grosso e reto. Estima-se que essa doença acometa cerca de 3 mil pessoas no Brasil por ano.

Você conhece essa condição? Sabe como é causada? Entende os sintomas provocados por esse câncer? Então, não deixe de ler este post. Nele, responderemos a todas essas questões.

O que é o câncer gastrointestinal?

Trata-se de uma neoplasia maligna rara que pode surgir em qualquer área do trato gastrointestinal e se desenvolve nas paredes dos órgãos, junto às camadas musculares. De modo geral, esse câncer é classificado de duas formas: tumores carcinoides gastrointestinais e tumores estromais gastrointestinais (GIST).

Os tumores carcinoides são divididos em neuroendócrinos e endócrinos do pâncreas. Quando comparados, os neuroendócrinos apresentam um crescimento mais lento que outros tipos.

Já os chamados GIST são sarcomas de partes moles que se desenvolvem em um grupo de células chamado “células de Cajal”. Essas células integram o sistema nervoso autônomo e atuam na motilidade intestinal, ou seja, emitem sinais para que os músculos transportem os líquidos e alimentos pelo tubo digestivo.

Quais os fatores de risco relacionados?

Embora possivelmente haja um componente genético, as causas para o câncer gastrointestinal ainda não são conhecidas. Por outro lado, alguns fatores comprovadamente tornam uma pessoa mais predisposta a esta neoplasia, chamados fatores de risco.

No caso do tumor estromal gastrointestinal, os fatores de risco associados são a idade, pois são raros em pessoas com idade inferior a 40 anos e mais comuns em indivíduos com idade acima de 50 anos, e diagnóstico de síndromes genéticas.

Apesar de o GIST ser tipicamente hereditário, há casos de diagnóstico em vários membros da mesma família. Neste sentido, acredita-se que ter a neurofibromatose tipo 1, síndrome de Carney-Stratakis ou a síndrome estromal de tumor gastrointestinal familiar contribuem para o desenvolvimento deste câncer.

Além dessas síndromes genéticas, os tumores carcinoides estão relacionados a outros fatores de risco. Um deles é a raça e o gênero, pois são mais comuns entre mulheres de raça negra. A presença de algum problema crônico no estômago também é um fator de risco.

Ainda, o tabagismo eleva o risco para o tumor carcinoide, mas essa relação ainda está sendo estudada. Enfim, ter um fator de risco não significa que a pessoa terá o câncer gastrointestinal, mas que está mais propensa, quando comparada a quem não apresenta nenhum deles.

Quais os sintomas mais comuns?

O câncer gastrointestinal pode ser uma doença assintomática e silenciosa, apresentando sinais apenas em estágios avançados. Quando eles existem, variam conforme a localização e o tipo de tumor.

Por ser mais comum que surjam no estômago ou no intestino delgado, os GISTs podem provocar hemorragias no trato intestinal, provocando vômitos com sangue, eliminação de fezes escuras ou com sinais de sangue, anemia, cansaço e fraqueza.

Outros sintomas associados a este tumor são: dor e inchaço abdominal, dificuldade para engolir os alimentos, náuseas e vômitos, perda de peso ou de apetite e sensação precoce de saciedade.

Já o tumor carcinoide gastrointestinal também pode causar dores abdominais, inchaço, perda de peso, náuseas e vômitos, além de diarreia, fadiga, icterícia (amarelamento da pele e dos olhos) e constipação.

Então, como você pode perceber, o câncer gastrointestinal é uma doença grave e pode causar uma grande variedade de sintomas. Portanto, na presença de qualquer anormalidade, procure um médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe