câncer gastrointestinal

Quais os Sintomas do Câncer Gastrointestinal?

O câncer gastrointestinal é um tipo raro de tumor maligno que pode se desenvolver em qualquer local do trato gastrointestinal, desde o esôfago ao ânus, sendo mais comumente diagnosticado no estômago.

Você já ouviu falar nessa doença? Sabe quais são os sintomas mais recorrentes? Então, não deixe de ler este post. A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber a respeito do assunto.

O que é o câncer gastrointestinal?

O câncer gastrointestinal é um tumor raro que acomete qualquer área do trato gastrointestinal, principalmente nas células glandulares, que são chamados de adenocarcinomas. Quando acometem as células escamosas do esôfago ou do ânus, são denominados carcinomas de células escamosas.

Ainda, o trato gastrointestinal também é formado por células neuroendócrinas, por onde se desenvolvem os tumores neuroendócrinos. No entanto, esse é um tipo raro. Outros tipos que podem se formar na região são: sarcomas de partes moles e o GIST.

O GIST (GastroIntestinal Stromal Tumors) é um tumor raro do trato gastrointestinal que tem origem em células específicas chamadas de células intersticiais de Cajal. Essas células servem como um marca-passo do sistema digestivo, enviando ordens para que os músculos se contraiam para movimentar alimentos e líquidos.

Ademais, o GIST pode se desenvolver em qualquer órgão do trato gastrointestinal. Porém, em cerca de 50% dos casos, é proveniente do estômago. Nesses casos, tendem a ser menos agressivos.

Como é causado?

O câncer gastrointestinal possui mecanismos de carcinogênese bem definidos. Esse tumor tende a se desenvolver lentamente e de forma silenciosa a partir de erros no processo de divisão de células do intestino.

No que se refere aos fatores de risco, o histórico familiar desse tipo de câncer é um dos mais importantes. Outros mais relevantes são: maus hábitos alimentares, excesso de peso corporal, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e tabagismo.

Quais são os sintomas?

Os sintomas provocados pelo câncer gastrointestinal variam de acordo com o órgão em que se desenvolve. Uma das principais características é a presença de sangramentos no estômago e no esôfago, o que faz com que o paciente vomite sangue.

Outra consequência dessas hemorragias é a evacuação de fezes negras ou avermelhadas. Quando o sangramento é lento, pode passar despercebido, ocasionando outros problemas como anemia e fraqueza.

Ademais, o câncer gastrointestinal pode se manifestar através de diarreia ou constipação. Quando o tumor está localizado na parte esquerda do cólon ou na sua porção final, pode provocar obstrução intestinal. Se surgir na parte direita, torna as fezes líquidas.

Em decorrência do bloqueio intestinal, as fezes se acumulam, causando inchaço, desconforto e dor abdominal. Além disso, a perda de peso sem motivo aparente é uma consequência desta neoplasia maligna.

No caso dos GISTs, a dor abdominal e as náuseas são muito comuns. Outros sintomas menos frequentes são: inchaço abdominal, vômitos, perda de apetite, problemas de deglutição e perda de peso.

Enfim, com a leitura deste post você conheceu um pouco mais sobre os principais sintomas relacionados ao câncer gastrointestinal. Portanto, caso perceba algum sinal anormal, não hesite em conversar com o seu médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp