O câncer ginecológico atinge cada vez mais mulheres no Brasil. É disparado a neoplasia que mais acomete mulheres. Isto, na maioria das vezes, está ligado ao fato da ausência de preocupação na realização dos exames de rotina.
No post a seguir, apresentaremos os principais pontos sobre a atuação dos exames de rotina na prevenção do câncer ginecológico. Não deixe de continuar a leitura!
O que é o câncer ginecológico?
A nomenclatura câncer ginecológico descreve vários tipos de cânceres que acometem o aparelho reprodutor feminino.Os tipos de câncer ginecológico mais recorrentes são o de colo de útero e o de ovário.
Em grande parte dos casos são difíceis de serem detectados, por serem silenciosos. Por isso é importante se prevenir, mas também saber identificá-lo para possibilitar maior eficiência no diagnóstico e no tratamento. Veja a seguir os principais tipos:
- Câncer de colo de útero: Uma das maiores causas de morte, apesar da maior facilidade na detecção e prevenção.
- Câncer de endométrio: Ocasionado pela longa exposição ao hormônio estrogênio, produzido pelo próprio corpo ou recebido por terapia hormonal.
- Câncer de ovário: Um tipo maior raro e difícil de ser diagnosticado.
- Câncer de vagina: Sua ocorrência em muitos casos está associada ao HPV.
- Câncer de vulva: Geralmente se apresenta como uma úlcera ou placa de lento desenvolvimento.
Quais são os principais sintomas do câncer ginecológico?
Os sintomas relacionados a essas neoplasias geralmente são dor pélvica persistente, não restrita ao período pré-menstrual, pressão abaixo do umbigo; inchaço abdominal e flatulência; dor lombar persistente e intensa; sangramento vaginal anormal.
Além disso, alguns casos podem apresentar febre persistente; dores de estômago; perda de peso acentuada sem dieta; anormalidades na vulva e vagina; fadiga , apesar de comum em diversas doenças, é bastante frequente em casos avançados de câncer ginecológico.
Como os exames de rotina atuam na prevenção?
O fato de conhecer o seu corpo, torna muito mais fácil perceber o desenvolvimento de alterações significativas. A paciente que possui hábitos de cuidado com a saúde de seu corpo, já dá um passo enorme na prevenção do câncer ginecológico. Veja a seguir quais exames de rotina auxiliam neste processo?
Exame Papanicolau
É considerado o mais importante método de rastreamento do câncer ginecológico. Além disso, também detecta alterações e outras doenças no colo do útero, tais como, inflamações, infecções e Papilomavírus humano (HPV).
Avaliação ginecológica
É um exame que avalia a mulher integralmente. Assim, o objetivo principal é o rastreio de rotina, ou o diagnóstico da causa de uma queixa específica, tais como, dor pélvica, sangramento ou corrimento vaginal.
Colposcopia
A colonoscopia é o exame que busca avaliar as regiões da vulva, vagina e o colo de útero a fim de encontrar sinais de inflamação ou identificar verrugas genitais, lesões pré-cancerosas, ou de doenças, como o câncer.
Então, com a leitura deste texto, você se informou sobre como os exames de rotina atuam na prevenção do câncer ginecológico. Portanto, caso nunca os tenha realizado e atenda aos requisitos, procure imediatamente por orientação médica especializada.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!