Câncer ginecológico

Câncer ginecológico: conheça os exames preventivos

O câncer ginecológico representa mais de 40% dos casos de câncer entre as mulheres no Brasil. Dentre os tipos mais frequentes, estão o de colo do útero e o câncer de ovário. Por isso, é fundamental estar atento aos exames preventivos.

Quer saber mais sobre o assunto? No post a seguir apresentaremos as principais informações sobre os exames preventivos da condição de câncer ginecológico. Não deixe de continuar a leitura!

Quais os principais tipos de câncer ginecológico?

Os tipos de câncer ginecológico mais recorrentes são o de colo de útero e o de ovário.  Em grande parte dos casos são difíceis de serem detectados, por serem silenciosos. Por isso é importante se prevenir, mas também saber identificá-lo para possibilitar maior eficiência no diagnóstico e no tratamento. Veja a seguir os principais tipos:

Câncer de colo de útero

No Brasil, o câncer de colo de útero é uma das maiores causas de morte, apesar da maior facilidade na detecção e prevenção. A infecção persistente pelo papilomavírus humano (HPV) é um dos principais fatores para o desenvolvimento da doença.

Câncer de ovário

Já o câncer de ovário é mais difícil de ser diagnosticado, pois em 75% dos casos ele é descoberto em estado avançado. Entre os fatores de risco, considera-se ter idade superior a 40 anos, histórico familiar, uso contínuo de anticoncepcionais ou reposição hormonal.

Câncer de endométrio

O câncer de endométrio é ocasionado, pela longa exposição ao hormônio estrogênio, produzido pelo próprio corpo ou recebido por terapia hormonal. Outros fatores incluem menstruação precoce, menopausa tardia, nunca ter engravidado, idade avançada, histórico familiar.

Câncer de vagina

O câncer de vagina é mais raro. Sua ocorrência pode estar associada ao HPV. Outros fatores de risco incluem antecedente de câncer cervical, múltiplos parceiros sexuais, início da atividade sexual em idade precoce, tabagistas e que estejam acima de 60 anos.

Câncer de vulva

O câncer de vulva também é bastante incomum, mas acomete predominantemente pessoas entre 65 e 70 anos, se apresentando como úlcera ou placa, normalmente se desenvolvendo de maneira lenta durante vários anos. 

Quais os exames preventivos do câncer ginecológico?

Chama a atenção o fato de nos dias de hoje ainda haver grande negligência por parte da população feminina aos exames preventivos do câncer ginecológico, sendo esta uma categoria de condições tão sérias. Conheça a seguir que exames são esses:

  • Papanicolaou: no principal exame preventivo, é coletada amostra de secreção vaginal. O objetivo é verificar a presença de lesões ou de células escamosas atípicas e condições da parede do colo do útero que possam sugerir a presença de infecção por HPV.
  • Curetagem uterina: Neste procedimento é feita uma raspagem da parte mais interna do útero, o endométrio, para a coleta de material que será analisado e comprovar ou não o diagnóstico.
  • Ultrassom transvaginal: É um exame de imagem, pelo qual é possível investigar a presença de alterações que sugerem a presença de câncer de colo de útero.
  • Colposcopia: Neste exame, o médico visualiza as condições do útero por meio do colposcópio, aparelho que funciona como uma espécie de lente de aumento.
  • Histeroscopia com biópsia: será solicitado quando a colposcopia apresentar fortes indícios da presença de neoplasia. Uma câmera procura por todo o órgão áreas afetadas e que possam ter lesões ou cânceres. Pode ser feita uma biópsia do colo do útero.

Então, com a leitura desse texto, você ficou por dentro dos principais exames preventivos do câncer ginecológico. Portanto, caso deseje realizar algum deles, procure orientação médica especializada.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp