câncer ginecológico

4 Exames Que Atuam Na Prevenção Do Câncer Ginecológico

O termo câncer ginecológico é utilizado para descrever diferentes tipos de câncer que acometem o aparelho reprodutor feminino. Neste sentido, a principal forma de prevenção é manter uma rotina de visitas ao ginecologista.

Isso porque existem diferentes tipos de exames que são fundamentais no diagnóstico precoce dessa neoplasia. Neste post, listamos aqueles que são imprescindíveis e que precisam estar na sua rotina.

Câncer ginecológico: exames preventivos

A seguir, saiba mais sobre os principais exames para a prevenção do câncer ginecológico.

1) Exame Papanicolau

Também chamado de exame preventivo, é um dos procedimentos mais importantes no rastreamento do câncer ginecológico. Além disso, também detecta alterações e outras doenças no colo do útero, tais como, inflamações, infecções e Papilomavírus humano (HPV).

Embora seja indicado para mulheres que já iniciaram a atividade sexual, também pode ser feito por mulheres virgens a partir dos 21 anos. O procedimento é rápido, simples e realizado no próprio consultório.

No exame, a paciente fica em posição ginecológica e o médico introduz no canal vaginal um equipamento com uma câmera. Em seguida, ele utiliza uma espátula ou escova para retirar uma pequena amostra das células do colo uterino, que serão examinadas em laboratório.

O Papanicolau é um exame indolor. Porém, durante o exame, a paciente pode sentir algum desconforto. Esse procedimento precisa ser repetido anualmente e ajuda a diagnosticar o câncer de colo do útero.

2) Colposcopia

Trata-se de um exame realizado para avaliar a vulva, vagina e o colo de útero a fim de encontrar sinais que indicam uma inflamação ou identificar a presença de verrugas genitais, lesões pré-cancerosas ou de doenças, como o câncer. 

Geralmente, a colposcopia é feita quando o Papanicolau indica alguma alteração. Porém, pode ser recomendado como exame de rotina para a prevenção do câncer ginecológico. O exame também é feito em posição ginecológica para que o médico introduza um espéculo que mantém o canal vaginal aberto.

Em seguida, ele insere o colposcópio, equipamento que possibilita uma visão ampliada. Posteriormente, ele aplica diferentes produtos que ajudam a evidenciar alterações na região da vulva, vagina ou do colo do útero.

Caso sejam observadas alterações durante a colposcopia, o médico poderá solicitar uma biópsia para identificar se a condição é maligna ou benigna. 

3) Ultrassonografia pélvica para prevenção do câncer ginecológico

Trata-se de um exame de imagem realizado para observar os ovários e o útero, contribuindo com o diagnóstico precoce de algumas doenças, com ovários policísticos, dor pélvica, endometriose, infertilidade e câncer.

Durante o exame, o médico introduz um transdutor na barriga ou dentro da vagina. Em seguida, realiza-se a ultrassonografia, fornecendo imagens nítidas e detalhadas, facilitando a visualização de anomalias.

4) Ultrassom transvaginal

O ultrassom transvaginal é um procedimento que consiste na inserção de um equipamento no canal vaginal capaz de emitir sons que depois são transformados em imagens. Com isso, é possível diagnosticar vários problemas, desde cistos e infecções até um câncer ginecológico.

Além de não ser doloroso, esse exame não emite radiação e produz imagens nítidas e detalhadas dos órgãos. Por isso, é um dos procedimentos mais recomendados pelos médicos para o rastreamento dessa neoplasia.

Então, com a leitura deste post, você conheceu alguns dos principais exames utilizados para a prevenção e diagnóstico do câncer ginecológico. Portanto, mantenha uma rotina de visitas ao ginecologista e faça todos os exames recomendados.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp