Câncer na vesícula biliar: sintomas e tratamentos

O câncer é uma das maiores preocupações relacionadas à saúde, tanto em relação à quantidade de pessoas que atinge quanto em relação à sua gravidade, podendo se manifestar em diferentes regiões do corpo e seus tecidos. Entre os diferentes tipos de câncer, um dos que podem gerar maiores preocupações é o que acomete a vesícula biliar.

Para que as chances de recuperação do câncer de vesícula biliar sejam maiores, é importante atentar aos sintomas, uma vez que o câncer detectado em estágio inicial tem muito mais possibilidade de uma cura completa.

Sintomas do câncer de vesícula biliar

De maneira geral, os principais sintomas e sinais da presença de um câncer na vesícula biliar demoram a se manifestar, de forma que só podem ser percebidos quando a doença já se encontra em um estágio um pouco mais avançado.

Porém, mesmo que demorem a se manifestar, é importante conhecer os sintomas do câncer de vesícula biliar, os quais permitem que a identificação da doença seja feita o mais rápido possível, aumentando as chances de eficiência do tratamento.

Dor no abdômen

Um dos sintomas mais comuns nos casos de pacientes com câncer na vesícula biliar é a dor na região abdominal. Essa dor é localizada, de maneira mais frequente, na região superior direita da região abdominal.

Icterícia

A icterícia é outro sinal comum do câncer na vesícula biliar, pois ocorre o bloqueio do ducto biliar devido à presença do tumor. Esse bloqueio faz com que haja um acúmulo da bilirrubina no sangue, o que pode deixar a pele e a região branca dos olhos com uma tonalidade amarelada.

Emagrecimento

Perda de peso sem associação com diminuição de ingesta alimentar também é um forte indicativo, apesar de não especifico para esta doença, mas se associado aos sintomas acima, deve chamar a atenção e diferenciar de cólicas biliares ou infecções na vesícula.

Tratamentos do câncer na vesícula biliar

O principal fator para que seja determinado o tratamento ideal do câncer na vesícula biliar está relacionado à extensão do câncer. Dessa forma, a doença pode ser caracterizada em dois grupos diferentes, sendo um câncer ressecável ou um câncer irressecável.

No caso dos pacientes diagnosticados com um câncer ressecável, o mais comum é que o tratamento seja feito por meio de um procedimento cirúrgico para a completa retirada do tumor, evitando que se espalhe para outras áreas do corpo e órgãos próximos à vesícula biliar.

Diferentemente, os casos irressecáveis são aqueles em que o câncer se espalha para outros órgãos e regiões que tornam mais difícil a retirada completa do tumor, não sendo assim a cirurgia o método de tratamento mais adequado. Nesses casos, o tratamento pode ser feito com quimioterapia ou radioterapia, visando, principalmente, aliviar os sintomas do câncer e prolongar a vida do paciente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe