Alguns aparelhos que utilizamos diariamente emitem sinais conhecidos como ondas eletromagnéticas ou ondas de rádio. Estas ondas invisíveis adentram em nosso corpo, podendo provocar pequenas alterações na estrutura e funcionamento das células. Há um forte temor na sociedade se o uso de micro-ondas e celulares podem causar câncer.
A maior questão tem sido o provável aumento de temperatura corporal motivado pela exposição a essas ondas. Na frequência correta, elas provocam um movimento intenso nas moléculas de água, elevando a temperatura interna dos organismos celulares compostos por água. É essa a dinâmica de funcionamento dos micro-ondas para esquentar alimentos, por exemplo. Mas vale também para os telefones celulares.
O uso do micro-ondas faz mal para saúde?
A utilização deste aparelho para preparar alimentos não costuma trazer risco à saúde, principalmente durante a gravidez, isso porque a radiação emitida fica restrita ao seu interior, não se difundindo pelo local.
Os micro-ondas são fabricados de forma que grande parte da radiação se concentre em seu interior e, dessa forma, mesmo que escape alguma radiação a quantidade mínima está prevista e recomendada pelas normas internacionais.
Além disso, a radiação não permanece nos alimentos, pois o aquecimento ocorre pela agitação das moléculas de água e não pela absorção dos raios.
Como proteger a saúde no uso do micro-ondas
É importante seguir alguns cuidados para garantir que o micro-ondas não prejudique à saúde, entre eles destacamos:
- Verificar se a porta está fechada corretamente;
- Observar se a estrutura adesivada na porta está danificada, enferrujada, com rachaduras, ou outros sinais de desgaste;
- Manter o aparelho limpo, especialmente na porta;
- Utilizar recipientes apropriados para uso em micro-ondas.
Uso do celular e a incidência de tumores
Assim como o micro-ondas a energia emitida pelos celulares utilizam radiação não-ionizante, diferente das máquinas de raio-x, e por esse motivo eles não são capazes de promover alterações nas células corporais e provocar o aparecimento de câncer.
Apesar disso, por precaução, algumas agências internacionais como a Organização Mundial de Saúde – OMS, classificam o celular como um possível causador de tumores.
Como não há evidências científicas é recomendado diminuir a exposição a essa radiação e o seu uso diretamente no ouvido, optando por utilizar fones de ouvido ou o sistema de viva-voz do celular, sempre que possível, evite manter o celular próximo ao corpo, como nos bolsos da calça ou bermuda.
Durante o sono coloque a uma distância mínima de meio metro de onde estiver dormindo, a fim de evitar o contato ininterrupto com a radiação do celular.
E por fim, abuse das mensagens de texto. Assim, você mantém o aparelho distante da sua cabeça diminuindo o contato do cérebro com a radiação.
Risco de câncer
Além do aumento de temperatura corporal, há incertezas sobre a ação das ondas eletromagnéticas no desenvolvimento de tumores. Ainda carece de estudos e evidências científicas a comprovação de que o uso de celulares ou micro-ondas deixe as pessoas mais vulneráveis ao desenvolvimento de qualquer tipo de câncer.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!