Cisto

Qual a diferença entre um cisto e o câncer no ovário?

Entender a diferença entre um cisto e um tumor é necessário, principalmente para que seja desmistificada a crença de que todo cisto é benigno e todo tumor é maligno. Na verdade, em ambos os casos, podem ou não evoluir para uma lesão cancerígena.

Você conhece os fatores que distinguem uma condição da outra? Caso não, recomendamos a leitura deste post. A seguir, responderemos a todas as suas dúvidas a respeito do tema.

O que é um cisto no ovário?

O cisto ovariano, como também é chamado, é uma bolsa composta por um líquido que se forma no interior ou ao redor do ovário, causando o aparecimento de vários sintomas, inclusive a dificuldade para engravidar.

Ainda, na maioria dos casos, a presença de um cisto no ovário representa uma condição benigna e tende a desaparecer espontaneamente, exigindo tratamento apenas para dar fim aos sintomas.

Ademais, os cistos ovarianos são muito comuns em mulheres com idade entre 15 e 35 anos e podem surgir várias vezes ao longo da vida. Quando são malignos, crescem silenciosamente e sem sintomas aparentes, o que faz com que sejam diagnosticados em estágio avançado.

Essa condição é mais frequente após a menopausa, especialmente em mulheres com mais de 50 anos. Além disso, apresentam algumas características típicas, tais como, grande tamanho com septo espesso e área sólida.

Assim, se o cisto for benigno, o tratamento envolve o uso de anticoncepcionais e aplicação de compressa de água morna sobre a região. Quando maligno, a cirurgia para remoção é o procedimento mais indicado.

O que é um câncer no ovário?

Trata-se da segunda neoplasia ginecológica mais comum e que pode se desenvolver tanto nos ovários quanto nas células distais das trompas de Falópio. Esse é o tipo de câncer mais difícil de ser diagnosticado, pois só manifestam sintomas em estágio avançado.

Ainda, o câncer no ovário pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas é mais recorrente em mulheres com idade superior a 40 anos. Esses tumores são de crescimento lento e não possuem um quadro clínico específico.

Além disso, existem três tipos principais de tumores no ovário: epiteliais, células germinativas e estromais. A maioria destes tumores é benigna e não se dissemina para além do órgão. Porém, quando são malignos, podem se espalhar para outras partes do corpo.

Quais as diferenças entre cisto e câncer?

A principal diferença entre um cisto e um câncer de ovário é o que os causa. No primeiro caso, costumam aparecer espontaneamente e são formados pela obstrução ou infecção de alguma glândula.

Ainda, os cistos têm tamanhos diferentes, mas, geralmente, não são maiores que a cabeça de um alfinete. Contudo, em casos menos comuns, crescem e podem chegar ao tamanho de uma bola de basquete, sendo esses os mais perigosos.

Por outro lado, o câncer no ovário surge a partir da divisão e crescimento descontrolado de algumas células, podendo ser resultado de doenças, problemas no sistema imunológico, consumo de álcool ou cigarro, exposição desprotegida ao sol, obesidade, vírus ou pelo contato com substâncias químicas.

Então, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre as diferenças entre um cisto e um câncer no ovário. Portanto, caso você perceba algum desconforto na região, converse com seu médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp