colonoscopia

Quando Devo Fazer Uma Colonoscopia?

Se você é homem e tem 45 anos ou mais e nunca fez uma colonoscopia, está na hora de marcar uma consulta com um proctologista. Isso porque esse exame é muito importante, pois permite a identificação de uma série de problemas.

Você sabe quando é o momento de fazer a colonoscopia? Sabe como esse exame é realizado? Então, não deixe de ler este post. A seguir, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é colonoscopia?

Trata-se de um exame utilizado para observar o intestino grosso e também a porção final do intestino delgado. Em condições normais, o procedimento leva cerca de 15 a 60 minutos. Porém, o tempo pode ser maior se combinado com outros exames.

Ainda, a colonoscopia, ou endoscopia digestiva baixa, pode ser feita de três diferentes formas: rectosigmoidoscopia, colonoscopia esquerda ou colonoscopia total. No primeiro caso, é um procedimento simples e que visa a observação do reto e do sigmóide.

Já a colonoscopia esquerda é um exame onde se visualiza a metade esquerda do intestino, examinando não só o reto e o sigmóide, mas também o cólon. Por último, a colonoscopia total é aquela em que se observa todo o cólon e reto.

Como é o preparo para o exame?

O principal cuidado antes do exame é a limpeza do intestino que se dá através do uso de laxantes e também pela necessidade de evitar alguns alimentos, tais como, sementes, frutas e grãos secos, cereais e farelos.

Além disso, é preciso avisar ao médico sobre o uso de medicamentos contínuos. Porém, não se preocupe. O local onde você irá realizar o exame fará todas as recomendações necessárias para essa preparação.

Como funciona o exame?

Para realizar a colonoscopia, o paciente pode receber ou não sedação. Essa decisão irá depender da presença de problemas respiratórios ou cardíacos, estresse ou ansiedade antes do exame. 

Quando não há necessidade de anestesia, o médico inicia o procedimento com a aplicação de um gel anestésico. Se o paciente for sedado, ele é previamente puncionado e após a monitorização dos sinais vitais, o toque retal será realizado. 

Ainda, o exame é feito a partir da introdução do colonoscópio que permitirá a visualização do intestino. O equipamento passa pelo ânus, reto e cólon. Em alguns casos, o médico pode concluir que não será possível completar o exame, seja por razões clínicas ou por má preparação do paciente.

Quando fazer a colonoscopia?

A colonoscopia é principalmente indicada para investigar sintomas que sugerem alterações intestinais ou para realizar o rastreamento do câncer colorretal. No primeiro caso, o procedimento é indicado quando o paciente apresenta alteração no hábito intestinal, dor abdominal ou sangramento anal.

Neste caso, também avalia-se o histórico clínico e familiar do paciente. Na segunda situação, o exame é feito para a detecção de uma eventual lesão em um indivíduo que não tem nenhuma queixa.

Isso porque, em sua maioria, os tumores malignos se desenvolvem a partir de pólipos. Quando diagnosticado rapidamente, esses pólipos podem ser removidos e evitar que se torne um câncer colorretal.

Então, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre a colonoscopia, desde o preparo necessário até as situações em que é indicada. Portanto, caso o seu médico tenha prescrito este procedimento, não hesite em fazê-lo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp