filtro solar

Devo usar filtro solar mesmo dentro de casa?

O uso de filtro solar é essencial para proteger nossa pele dos raios UVA e UVB e, por isso, é um cosmético que sem dúvidas já faz parte da rotina de muitas pessoas (e se ainda não faz, deveria fazer).

Mas, o fato é que as pessoas só têm o hábito de passá-lo só quando vão sair ao ar livre com exposição direta ao sol. Será que de fato essa é a forma correta de usar?

É claro que essa é sim a situação em que a pele fica mais suscetível ao contato com a radiação ultravioleta que, caso não haja um cuidado com a pele, a pessoa pode inclusive sofrer consequências graves, como: estragos na pele ou até mesmo o desenvolvimento do câncer. Porém, diferente do que muitos imaginam, há outros momentos em que o filtro solar também é bem-vindo.

Nesse post irei te contar os motivos que fazem necessário o uso do produto até mesmo dentro de casa. Confira a seguir.

Por que o uso do filtro solar é importante em ambientes fechados?

As janelas de vidro convencionais são capazes de bloquear os raios UVB. Porém, os perigos dos raios UVA não podem ser protegidos por ela, sendo possível se prejudicar pela radiação pelo simples fato de se sentar no sofá próximo a claridade do sol, por exemplo.

Inclusive, estes são os raios que mais causam danos à nossa pele, uma vez que conseguem penetrar as camadas mais profundas, causando alterações como manchas, rugas e textura envelhecida.

Sendo assim, além de se importar com o uso do filtro solar no seu dia a dia, lembre-se de averiguar algumas questões, como: há muitas janelas na sua casa? Está de home office e trabalha muito próximo a uma? Costuma ir muito à varanda, sacada ou cobertura? Enfim, verifique quais são seus hábitos para analisar o nível da sua exposição solar durante o dia para que possa identificar o quão deve se preocupar e caprichar com o uso do produto dentro de casa.

Cuidado! O perigo não vem só de fora

Além das janelas, há outros elementos internos que podem influenciar para a saúde da sua pele e que devem ser levados em consideração na hora de definir o seu cuidado.

Estou falando das luzes artificiais. Isso mesmo! Os celulares, computadores, tablets e televisores também são prejudiciais, mesmo que em menor grau. Portanto, se você é daqueles que passa o dia conectado, lembre-se de ficar atento a isso e tenha cuidado redobrado.

Qual filtro solar usar em casa?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é preciso usar fator de proteção de, no mínimo 15 FPS no rosto. No entanto, o ideal é que o produto seja de, no mínimo, 30 FPS para atingir a proteção necessária.

Ah, e não se esqueça que além de aplicar antes da exposição ao sol ou luz artificial, a reaplicação após um período também é de extrema importância para manter a sua eficácia, ok?

Bom, espero que você tenha conseguido compreender os benefícios de passar filtro solar em casa e que possa se cuidar mais de hoje em diante. E em caso de qualquer alteração na pele, não deixe de consultar um médico especializado para avaliação do seu caso.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp