6 dicas para aliviar o enjoo causado pelo tratamento do câncer

O enjoo é um dos efeitos colaterais mais comuns do tratamento do câncer. Esse problema se manifesta, sobretudo, após uma sessão de quimioterapia, principal terapêutica para a remissão de tumores.

No entanto, existem algumas medidas para evitar ou ao menos controlar o mal-estar. Para ajudar você nesse período, reuni no presente artigo 6 dicas valiosas. Acompanhe.

Tente fazer pequenas refeições

O jejum prolongado está entre as causas do problema em questão. Portanto, procure realizar mais refeições leves ao longo do dia e em menor quantidade. Desse modo, o organismo não se sentirá tão sobrecarregado.

Também não se alimente logo após um episódio de vômito, espere um tempo até consumir algum alimento de novo. E lembre-se de mastigar bem e comer devagar para facilitar a sua digestão.

Dê preferência a ingredientes frios

Se a situação estiver muito complicada de administrar, chupe um cubo de gelo cerca de 40 minutos antes de comer. Fazer ou mesmo comprar picolés de sua fruta favorita é outra boa alternativa.

Quando puder, consuma os alimentos em temperatura ambiente, pois as temperaturas mais baixas amortecem os receptores gustativos, o que reduz as náuseas.

Mantenha-se hidratado

Não deixe de ingerir de 8 a 10 copos de líquidos entre as refeições para não ficar desidratado. Essa ação simples controla a pressão no estômago e reduz as incidências de refluxo.

Entre os líquidos, priorize água, sucos naturais, chás e caldos, limitando o consumo de cafeína. Portanto, não exagere no uso de refrigerantes à base de cola, chá preto ou mate, café e energéticos.

Coma com talheres de plástico

Uma reclamação frequente durante o tratamento do câncer é o gosto metálico na boca. Então, tenha à disposição talheres de plástico para que o sabor não interfira no seu paladar. O ambiente deve ser agradável e tranquilo, por isso vale a pena dedicar-se à arrumação da mesa.

Menos saliva

Selecione alimentos mais secos, como pães, torradas e biscoitos sem recheio. A consistência desses itens ajuda a conter a sialorreia (maior produção de saliva), um dos sintomas observados durante a náusea.

Outro ponto a ser mencionado é que, por serem fontes de carboidrato, os alimentos são fáceis de mastigar, digerir e absorver. O sabor neutro também atenua o estímulo sensorial do reflexo que leva ao vômito.

Fique longe da cozinha no preparo das refeições

Caso seja viável, não esteja na cozinha durante o preparo da comida para que o cheiro dos ingredientes ao longo da cocção não agrave o enjoo.

Pôr em prática as recomendações acima costuma trazer excelentes resultados para a maioria dos indivíduos. Sendo assim, enquanto estiver em tratamento, implemente esses hábitos simples para prevenir enjoos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe