7 alimentos que ajudam a combater enjoos em pacientes oncológicos

Uma alimentação saudável proporciona bem-estar e qualidade de vida. Assim, escolher os alimentos certos faz a diferença para quem está enfrentando um tratamento de câncer e precisa lidar com vários incômodos, além do impacto psicológico. Um dos efeitos colaterais da quimioterapia, por exemplo, são os enjoos e existem alimentos que podem combatê-los.

Neste post, você confere 7 deles. Continue a leitura e saiba mais!

1. Alimentos secos no combate a enjoos

Existem alimentos secos que estimulam o aumento da produção de saliva e que por serem fontes de carboidratos são de fácil mastigação, digestão e também de absorção pelo organismo, o que contribui e auxilia no controle da glicemia.

Outro fator relevante desse grupo alimentar é que eles têm um sabor neutro, o que diminui o estímulo sensorial e o enjoo. Logo, devem fazer parte da rotina alimentar de acordo com a recomendação médica:

  • torradas;
  • pães;
  • bolachas;
  • biscoito sem recheio.

2. Frutas cítricas

As principais drogas que são usadas na quimioterapia tendem a provocar náuseas, vômitos ou também sensação de boca seca. Os sucos feitos com frutas cítricas combatem os enjoos, pois estimulam a formação de saliva e, consequentemente, a sensação de boca seca pode diminuir.

Dessa forma, sucos feitos com limão ou laranja, por exemplo, podem ser uma boa sugestão.

3. Banana nanica

Fácil de ser encontrada, a banana nanica, além de ajudar a controlar o enjoo, facilita a digestão e ainda diminui a contração do estômago, que pode provocar um vômito. A fruta também é fonte de potássio e rica em vitamina B.

4. Raspadinha de gelo

O frio ajuda no amortecimento dos receptores do paladar, por isso, antes de consumir a refeição, aposte em cubos ou raspadinhas de gelo. Isso vai ajudar no processo de deglutição dos alimentos.

5. Água

Manter o corpo hidratado é essencial, por isso, é necessário priorizar a ingestão de muita água durante o tratamento, para evitar a desidratação. Assim, a pressão no estômago vai diminuir e consequentemente diminuir o refluxo. Logo, além de água, sucos, chás e caldos podem auxiliar.

Nesse sentido, existem bebidas que devem ser evitadas, tais como álcool ou que contenham excesso de cafeína (café, chá preto, refrigerante, mate ou chá verde), pois podem irritar o estômago e provocar ainda mais enjoo.

6. Alimentos ricos em licopeno

Alimentos ricos em licopeno são essenciais para a saúde dos órgãos, por isso, podem ser priorizados itens ricos nesse composto, como o tomate. Também podem fazer parte da lista alimentar a soja e alimentos que sejam fontes de fibras vegetais, frutas, legumes e verduras.

7. Temperos naturais

Por fim, na dieta alimentar, alimentos que têm temperos industrializados devem ser evitados. Muitos deles contam com gorduras, são fortes e ainda estão cheios de aditivos industrializados. Logo, em vez de salgadinhos, frituras, hambúrguer, entre outros que têm condimentos, é ideal manter uma dieta com alimentos mais saudáveis e dar preferência a temperos naturais..

É fundamental consultar um oncologista ou seu nutricionista oncológico  para averiguar quais alimentos podem ou não ser consumidos, pois isso pode mudar de acordo com cada situação.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe