estágio do câncer

O que é estágio do câncer e como ele é definido?



De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o tipo mais comum em homens e o de mama em mulheres. Esta é, portanto, uma doença grave, que se alastra por todo o mundo. As chances de cura são maiores dependendo do estágio do câncer.

Você sabe o que são esses estágios? Entende como eles são definidos? Então, continue a leitura para entender tudo sobre o assunto.

O que é câncer?

Câncer é o termo que define um conjunto de mais de 100 diferentes doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado de células. Elas invadem, então, os tecidos e os órgãos. Além disso, essas células se multiplicam e se dividem muito rapidamente.

O corpo é formado por trilhões de células. Quando elas passam pelo processo denominado carcinogênese, sofrem mutações e assumem características diferentes das células normais. 

Assim, quando são muito agressivas, provocam a formação de tumores que podem crescer e se espalhar por todo o corpo. Entretanto, nem sempre há um tumor. Em alguns casos, essas células acometem o sangue e órgãos que o produzem, causando a leucemia.

A área da medicina que estuda o câncer é a oncologia. O profissional especializado nela é o oncologista. A oncologia divide o estudo do câncer em prevenção, diagnóstico e tratamento.

Entenda o que é estágio do câncer

Os estágios do câncer são uma forma de mensurar o grau de acometimento e agressividade que a doença provoca no indivíduo. Dessa forma, estágios de baixa numeração, indicam que os tumores não se espalharam muito e que o diagnóstico foi precoce.

Se, no entanto, apresentam numeração elevada, significa que o câncer foi disseminado de uma parte do corpo para outras, sendo mais grave e de difícil tratamento. Na maioria dos casos, esses estágios variam de um a quatro, podendo ter ou não o grau zero. Em seguida, saiba como são considerados os estágios.

Estágio 0

Quando um câncer é classificado nesse estágio, significa que ele está localizado na área onde surgiu. É denominado câncer localizado. Esse é o melhor cenário para o indivíduo, pois as células cancerígenas não se espalharam para outros tecidos e órgãos. O câncer no estágio 0 é tratável e são grandes as chances de cura. O tratamento consiste na remoção cirúrgica do tumor.

Estágio I

Estágio inicial ou localizado é a denominação do câncer ainda pequeno, sendo um pouco mais evoluído que o estágio 0 e menos agressivo que os estágios posteriores. Geralmente, é um câncer ou um tumor pequeno, que não atingiu profundamente o tecido adjacente, não se espalhou para os linfonodos nem para outros órgãos.

Estágios II e III

A partir do estágio II, o câncer se torna mais grave e agressivo. Nesses dois estágios do câncer, portanto, ele já atingiu profundamente o tecido adjacente e pode ter se espalhado para os linfonodos. Nessa fase estão os grandes tumores. Esse tipo de câncer já evoluiu e as chances de cura são reduzidas. A melhor forma de tratamento são as cirurgias de remoção parcial ou total do órgão, dos linfonodos e de outros tecidos. Nesses estágios, entretanto, não houve metástase.

Estágio IV

Esse é o estágio mais grave e com mínimas chances de cura. No estágio IV, o câncer já se espalhou para outros órgãos, afetou os linfonodos e atingiu profundamente os tecidos adjacentes. É conhecido como o grau avançado ou metastático da doença. Dessa forma, nesses casos, o tratamento é apenas paliativo, para controlar a evolução do câncer e aliviar o indivíduo dos sintomas que ele produz.

De acordo com as informações, os estágios 0 e I são os mais favoráveis à oportunidade de cura. Entretanto, o diagnóstico nessa fase só é obtido por meio de uma detecção precoce.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!



O que deseja encontrar?

Compartilhe