O check-up médico regular é fundamental para acompanhar de perto a saúde, tanto para os homens quanto para as mulheres. Por isso, existem exames periódicos recomendados para o público feminino.
Quer saber mais sobre eles? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, listamos os mais importantes e explicamos como cada um funciona.
Conheça os 4 principais exames periódicos:
1) Ultrassonografia pélvica
A ultrassonografia pélvica é um exame essencial, pois possibilita a visualização de imagens das condições internas do aparelho reprodutor feminino, tais como, ovários, bexiga e útero. Dessa forma, permite a identificação precoce de doenças como os ovários policísticos, mioma uterino e endometriose.
Ainda, este exame pode ser solicitado em casos de irregularidade menstrual, sangramento vaginal, infertilidade e dores na região da pelve. O procedimento ocorre de duas formas: abdominal ou transvaginal.
No primeiro caso, a ultrassonografia ocorre de forma tópica pela região pélvica, mais viável para quem não iniciou a vida sexual. Já no segundo, introduz-se um aparelho capaz de captar imagens em alta resolução da parte interna do sistema reprodutor.
2) Exames de sangue
Assim como os homens, as mulheres também precisam realizar exames periódicos de sangue. Deste modo, é possível obter informações sobre as taxas de colesterol e triglicerídeos, níveis de glicose, hormônios TGO e TGP, uréia, creatinina e hemograma.
Ainda, após os 30 anos, são inseridos nesse rol os exames que analisam a função tireoidiana e os níveis dos hormônios TS4, T4 e T3. Além disso, toda mulher que passar pela fase do climatério, que antecede a menopausa, ou com alguma disfunção, precisam fazer os testes do perfil hormonal.
3) Papanicolau
O exame de Papanicolau é um dos mais conhecidos e também dos mais importantes. O procedimento consiste na coleta de uma amostra de material da parte interna do colo do útero. Embora seja indolor, a paciente pode apresentar algum desconforto.
Ainda, por meio da análise laboratorial dessa amostra será possível identificar infecções ou anomalias que podem indicar doenças no sistema reprodutor. O Papanicolau deve ser feito por todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual ou com mais de 25 anos.
Além de contribuir para o diagnóstico precoce de doenças graves, como o câncer de útero, este procedimento permite o acompanhamento da saúde íntima da mulher e de tratamentos, como o uso do DIU.
4) Mamografia e ultrassom das mamas
O câncer de mama é a neoplasia mais comum entre as mulheres. Por isso, é preciso realizar exames periódicos para avaliar a saúde das mamas e contribuir com o diagnóstico precoce dessas doenças.
Ainda, a mamografia é um exame de imagem essencial para identificar lesões, anomalias, nódulos ou assimetrias nas mamas, sendo o principal método de prevenção para o câncer de mama. No que se refere à frequência, ele deve ser feito anualmente para as mulheres com mais de 35 anos.
Em suma, a ultrassonografia das mamas também é necessária e faz parte do rol de exames preventivos. Geralmente, é indicado para sanar possíveis dúvidas que não tenham sido respondidas pela mamografia ou por outros exames.
Faça os seus exames periódicos!
Enfim, esses são apenas alguns dos exames periódicos que toda mulher precisa fazer. Nesse sentido, converse com seu ginecologista, avalie a periodicidade necessária e inicie a rotina de realização desse check-up médico.