Realizar exames periódicos é fundamental para garantir a saúde. Para as mulheres, os exames podem detectar precocemente diversas doenças, garantindo mais qualidade de vida.
Pensando nisso, preparamos o post a seguir com as principais informações sobre os exames periódicos que devem ser feitos por todas as mulheres. Vale a pena continuar a leitura!
Entenda mais sobre o porquê da realização dos exames periódicos
Com a chegada da menstruação, a mulher ainda está no início do seu período fértil. Nessa época ainda não existe predisposição para nenhuma das doenças mais comuns para as mulheres.
Um dos pontos de atenção para essa faixa etária é a vacinação contra HPV. O Instituto Nacional de Câncer indica que a idade mínima para a vacinação feminina é de 9 anos.
Aos 18 anos, a mulher é considerada, de fato, adulta. Portanto, ela passa a fazer uma série de exames relacionados à idade reprodutiva. Portanto, em primeiro lugar, ela precisa de um acompanhamento frequente para avaliar sua saúde geral.
Até os 40 anos, a mulher tem praticamente os mesmos riscos de desenvolver doenças do que uma mulher de 30 ou 20. Porém, a partir dos 40 anos, esta realidade muda. Existem alguns riscos que se tornam mais altos nesta faixa etária.
Diante disso, os médicos recomendam que a mulher intensifique os cuidados com a saúde e realize outros exames complementares. Ademais, veja a seguir os principais exames que devem ser realizados pelas mulheres de forma periódica:
8 exames periódicos importantes
Papanicolau
O Papanicolau é o exame preventivo mais conhecido e lembrado pelas mulheres, devendo ser feito pela primeira vez em torno dos 20 anos ou quando se inicia a vida sexual. Ele consegue detectar alterações nas células cervicais, que podem indicar doenças como HPV, câncer de colo de útero, dentre outras.
Exames periódicos das mamas
O autoexame dos seios pode ser feito pela mulher todos os meses, em casa. A partir dos 20 anos, o exame pode ser feito pelo médico, ao menos uma vez por ano, para detectar possíveis nódulos mamários.
Exames complementares
Ao longo da vida, a mulher pode precisar fazer exames especiais, como ressonâncias magnéticas, colposcopia, vulvoscopia, ultrassom abdominal, raio-x do tórax, entre outros.
Ultrassom transvaginal
O ultrassom transvaginal é indicado para avaliar a saúde do aparelho reprodutor da mulher. Esse exame ajuda a identificar miomas, cistos e tumores, além de auxiliar no diagnóstico da endometriose.
Exames cardiológicos
Por volta dos 50 anos, a proteção hormonal feminina diminui. Podem ser solicitados exames como o eletrocardiograma, teste ergométrico e ecocardiograma, dentre outros.
Mamografia
A mamografia pode ser iniciada aos 35 anos, ou antes, em caso de histórico de câncer de mama na família. O exame é feito em um aparelho de raio-X e identifica lesões, nódulos e calcificações, detectando precocemente o câncer de mama.
Exames periódicos de sangue
Os exames de sangue, no caso, são os básicos para homens e mulheres. Níveis de glicose, colesterol, triglicerídeos e hemograma devem ser repetidos uma ou duas vezes por ano. Além deles, a partir dos 30 anos a mulher deve incluir em seus exames preventivos a análise da função tireoidiana TS4, T4 e T3.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!