câncer ginecológico

Como os exames de rotina atuam na prevenção do câncer ginecológico?

Assim como outros tipos de câncer, as melhores chances de cura para pacientes com câncer ginecológico dependem da detecção precoce da doença. Neste sentido, a realização dos exames de rotina é fundamental.

Por que? Continue a leitura para saber. Neste post, explicaremos um pouco mais sobre essa neoplasia e sobre como as visitas regulares ao ginecologista podem ajudar na prevenção.

O que é câncer ginecológico?

Da mesma forma que ocorrem com todos os tipos de câncer, a doença surge quando há uma multiplicação descontrolada e desorganizada das células, fazendo com que formem tumores. O câncer ginecológico é exclusivo das mulheres e pode acometer os ovários, o endométrio, a vulva, o útero ou a vagina.

Embora os sintomas sejam manifestados apenas em estágios avançados, alguns sinais podem indicar alguma anomalia no sistema genital feminino, tais como, dor pélvica crônica, inchaço abdominal, fadiga, sangramento vaginal anormal, flatulência e perda de peso acentuada.

Porém, apenas pela presença de um ou mais desses sintomas não é possível confirmar o quadro, pois, o diagnóstico depende de uma investigação médica. No que diz respeito as causas, elas variam de acordo com o órgão acometido, sendo as principais:

  • exposição contínua e por longo prazo ao hormônio estrogênio, histórico familiar, idade avançada ou outras alterações;
  • uso contínuo e prolongado de pílulas anticoncepcionais;
  • infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV);
  • início da vida sexual ou maternidade precoce;
  • histórico de lesões pré-cancerígenas ou ter antecedente de câncer de colo do útero.

Qual o papel dos exames de rotina na prevenção desse câncer?

O primeiro passo para a detecção precoce do câncer ginecológico é a atenção da mulher com o seu corpo. Isso porque ao conhecer mais sobre ele, é mais fácil perceber o desenvolvimento de verrugas na genital, mudança de coloração ou um sangramento, por exemplo.

Além disso, também está sob responsabilidade da paciente a adoção de cuidados com a sua saúde. Uma das medidas mais importantes é a realização dos exames ginecológicos de rotina, pois, são capazes de identificar o desenvolvimento de um tumor ainda em estágio inicial.

No entanto, apenas o exame de papanicolau é efetivamente capaz de prevenir a doença. Isso porque o câncer de colo uterino possui uma fase pré-maligna que pode ser detectada e tratada antes que se torne uma lesão cancerígena.

Ademais, outros exames de rotina são realizados para avaliar a saúde do sistema genital feminino e a presença de outros tipos de cânceres. Esses exames são:

  • colposcopia: realizado para diagnóstico de câncer de colo de útero e de outras lesões;
  • histeroscopia: permite identificar alterações dentro do útero, sendo eficaz no diagnóstico de câncer de endométrio e de outras patologias;
  • exame pélvico: realizado para verificar a presença de um câncer de ovário e outras doenças.

Ainda, para confirmar um diagnóstico, o médico pode realizar outros procedimentos, como o ultrassom vaginal e até biópsias. Outra forma de prevenir os cânceres causados pelo vírus HPV é vacinando-se contra ele.

Enfim, como você pode perceber, os exames de rotina, em sua maioria, auxiliam no diagnóstico precoce do câncer ginecológico e não na prevenção, exceção apenas para o exame de papanicolau.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe