Conforme solicitado por algumas pessoas que me acompanham nas redes sociais, neste artigo, escrevo sobre a importância de saber identificar noticias falsas e quais os problemas de se espalhar uma noticia falsa relacionada a saúde sem se verificar anteriormente.
Estava ao final deste artigo o link da reportagem do televisão que desencadeou esses pedidos, agora está no meu site pessoal da rede social, devido as politicas do próprio site, porém aqui deixarei uma opinião um pouco mais completa sobre o assunto, já que devido a todo esse inconveniente, estudei bastante sobre o assunto.
COMO IDENTIFICAR NOTICIAS FALSAS EM SAÚDE ( FAKE NEWS) ?
Pesquisas complexas de noticias que recebemos diariamente via redes sociais, sejam elas de mensagem via celular ou via artigos em blogs, são difíceis de se realizar uma vez que a grande maioria da população não tem acesso a sites oficiais de pesquisa cientifica com artigos indexados em revistas de renome, porém algumas coisas mais simples podem ser feitas.
Já de inicio, qualquer noticia que pareça um grande milagre, exemplo uma única fruta ou substancia sintética que cura todos os tipos de câncer, desconfie bastante, pois “o câncer” não é uma doença única, por isso não há uma cura ou prevenção única.
Quando a noticia vem associada a teorias da conspiração sobre a industria farmacêutica ou a classe médica mundial esconde curas de qualquer doença da população geral, também procure se informar.
Vou deixar aqui alguns sites que se especializaram em desmentir noticias falsas de qualquer natureza, mas também sobre a saúde e mais recentemente, a que acreditamos ser a mais séria de atualmente, o site do ministério da saúde:
https://portalms.saude.gov.br/fakenews
https://g1.globo.com/fato-ou-fake/
Além disso, se não houver essas referencias, confirme as fontes, não é uma regra, mas quanto maior o veiculo por trás da noticia ( revista, emissora de televisão, etc ), menor a chance da noticia ser falsa.
Desconfie se houver muitas opiniões, títulos sensacionalistas e dados sem indicar a fonte.
No casos especifico do câncer, minha área de atuação, os sites das grandes instituições de combate ao câncer nacional também devem ser usados como referencia, talvez até a primeira referencia na pesquisa, que são os sites do INCA, Hospital AC Camargo em São Paulo e Hospital do Câncer de Barretos.
APÓS CONFIRMAR A NOTICIA FALSA, O QUE FAZER ?
Primeiramente não repasse noticias, principalmente relacionadas a saúde, sem antes confirmar a veracidade da informação.
Existem meios de denunciar nestes sites inclusive quando se recebe uma noticia falsa, então confirme e depois denuncie sim, pois assim se inicia o combate a desinformação, inclusive nas redes sociais, há uma maneira de denunciar noticias falsas.
COMO COMBATER ESSA ONDA DE FAKE NEWS ?
Este é um fenômeno mundial e que não se restringe a saúde, influenciando hoje eleições e inclusive é responsável pela polarização ideológica na internet principalmente, mas não somente, também estando presente em todas as mesas de discussão, desde mesas de bar a discussões na ONU.
Conforme o departamento de ciências politicas da Universidade de Stanford e o departamento de Sociologia da Universidade de Princeton, o uso das redes sociais para disseminação de noticias verdadeiras e esclarecimentos sobre noticias falsas, é umas das principais armas contra as fake news, porém os cientistas devem se atentar a utilizar linguagem mais acessível a população geral, de forma também mais resumida. Ações pró-ativas e não reativas também são mais efetivas em relação a credibilidade das noticias, uma vez que todos tendemos a acreditar em algo que já estamos procurando e que se encaixe em minha necessidade.
As noticias verdadeiras também devem ser demonstradas sem qualquer viés ideológico ou politico para que a imparcialidade também seja um ponto forte da noticia.
Ou seja a geração de informações verdadeiras e periódicas, por pessoas ou instituições idôneas, são uma forte arma contra as fake news.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!
Link para reportagem completa na televisão – no primeiro comentário do site pessoal e da rede social.