homem

6 cuidados que todo homem deve ter com a pele

Há um consenso de que as mulheres dedicam-se mais aos cuidados com a pele do que os homens. No entanto, a epiderme masculina está sujeita aos mesmo efeitos nocivos do sol e da poluição. Por isso, essa prática deve ser mantida por ambos os sexos.

Você sabe como cuidar da sua pele? Caso não, não deixe de ler este post. Neste texto, iremos listas os cuidados básicos recomendados para manter a sua cútis saudável.

1. Higienização da pele

A higienização é parte essencial de uma boa rotina de cuidados. A prática consiste em remover todos os resíduos de sujeira que são acumulados diariamente. Com isso, você previne e reduz o aparecimento de cravos, espinhas e o envelhecimento precoce.

Porém, os procedimento e produtos utilizados para essa limpeza podem variar de homem para homem. No caso das peles oleosas, por exemplo, recomenda-se o uso de cosméticos específicos para o controle da oleosidade, como os sabonetes oil-free.

2. Proteção solar

O uso do protetor solar é uma ação básica para manter a pele saudável, mas é ignorada pelos homens. A exposição contínua ao sol sem a proteção adequada pode trazer vários danos não só para a epiderme como também para a saúde, como é o caso do câncer de pele.

Porém, para escolher o protetor solar mais adequado para você, conheça o seu tipo de pele. Além disso, observe as proteções que o produto oferece e descubra qual o seu Fator de Proteção Solar (FPS). Geralmente, para uso corporal, recomenda-se FPS 30.

3. Hidratação

Tanto a pele das mulheres quanto a de homens precisa ser hidratada. Para isso, lave o rosto com água fria ou morna por, pelo menos, duas vezes ao dia. Apenas essa ação já reduz a oleosidade.  Além disso, utilize um creme hidrante para o rosto logo após a higienização.

Ainda, a hidratação é fundamental para a manutenção das fibras elásticas, colágenas e no viço. Caso contrário, a pele ficará desidratada e, consequentemente, para tentar se reequilibrar, produzirá sebo em excesso.

4. Cuidados com a barba

Para os homens que gostam de cultivar a barba, é importante adotar alguns cuidados antes e depois da do barbear. Neste sentido, para evitar a inflamação dos pelos (foliculite), utilize cremes de barbear que favoreçam o deslizamento da lâmina. Outrossim, nunca passe a lâmina no sentido contrário do crescimento do pelo. 

5. Esfoliação

Outro cuidado necessário, principalmente para quem mantém a barba. As esfoliações ajudam a evitar o acúmulo de bactérias e sebo na pele e entre os pelos. Para ter uma boa rotina, faça esse processo por, no mínimo, duas vezes na semana.

Com isso, a sua barba será mais bonita e passará a ter um aspecto mais saudável. Da mesma forma, você evita que a pele debaixo da barba apresente vermelhidão, coceira, descamação, espinhas e pelos encravados.

6. Use cremes anti-idade

A epiderme masculina tem o envelhecimento mais lento, quando comparada a das mulheres. Porém, isso não significa que você deve descuidar. Para se manter livre das marcas faciais da idade, utilize cremes anti-idade para retardar o processo.

Portanto, se você deseja ter uma pele saudável e bem cuidada, siga essas orientações. Ao adotar uma rotina de cuidados, você mantém o aspecto jovial por mais tempo, além de afastar o risco de doenças.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp