Sobre a realização de exames de rastreio do câncer
A realização de exames de rastreio do câncer em si não previne o tumor maligno, mas permite a sua identificação na fase inicial. Sendo assim, o exame de rastreamento pode ser encarado como uma medida preventiva, uma vez que reduz as chances de complicações e de morte.
Existe o rastreamento oportunista, que é aquele que acontece quando a pessoa vai ao consultório e o médico prescreve um exame, que pode identificar ou não a existência de alguma doença e o rastreamento populacional é realizado por campanhas governamentais.
Importância do rastreio do câncer precoce
Quem apresenta fatores de risco para o câncer deve fazer exames de rastreamento periodicamente. Se o indivíduo tem histórico de câncer na família, é tabagista ou alcoolista, ou se expõe a substâncias cancerígenas, é possível que o médico indique o rastreamento.
Vários tipos de câncer são facilmente identificados pelos exames de rastreamento. Por meio da detecção precoce, o tumor maligno pode ser descoberto a tempo de não se agravar ou espalhar (metástase).
Exemplos de exames de rastreio do câncer
Conforme dito anteriormente, a realização dos exames em si não consegue prevenir o aparecimento de um câncer, mas consegue identificar um tumor numa fase inicial melhorando as condições de tratamento. Veja a seguir, dentre todos, os principais:
Mamografia
A mamografia é o exame oficial para diagnóstico do câncer de mama. A recomendação é que seja feita anualmente a partir dos 40 anos. Essa diretriz é válida para mulheres assintomáticas e que não apresentam histórico familiar da doença ou alterações em exames anteriores.
Dermatoscopia digital
A dermatoscopia digital é o exame para o diagnóstico e prevenção do câncer de pele. Ele foi desenvolvido para que fosse possível, por meio da análise de uma fotografia ampliada das pintas na pele, identificar lesões de risco muito antes do olho do dermatologista.
Colonoscopia
A colonoscopia é um exame que permite ao médico analisar o revestimento interno do intestino grosso e parte do delgado. É considerada um dos principais métodos de rastreamento do câncer de cólon e reto, por identificar alterações da mucosa do intestino que podem evoluir para um câncer.
Papanicolau
O exame para diagnosticar HPV e câncer de colo uterino são o Papanicolau. O câncer de colo do útero tem como principal causa a infecção pelo vírus HPV, por isso os exames servem para acompanhamento de ambas as doenças.
Por ser um câncer que demora muitos anos para se desenvolver, os exames podem ajudar no diagnóstico precoce. Fatores como início precoce da atividade sexual, diversidade de parceiros, tabagismo e má higiene íntima podem facilitar a infecção por HPV.
Ultrassonografia transvaginal
O teste serve para diagnóstico do câncer de ovário, e deve ser feito juntamente com os outros exames ginecológicos de rotina. Alterações indicadas na ultrassonografia transvaginal podem levar a realização de outros testes, como tomografia computadorizada do abdômen e pelve, biópsia e exames de sangue.
Por fim, com a leitura deste texto, você ficou por dentro da importância e dos principais exames de rastreio do câncer. Portanto, caso se enquadre nos fatores de risco, procure imediatamente por orientação médica especializada.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!