inflamação nos ovários

Inflamação nos ovários: causas e sintomas

Você já ouviu falar em ooforite ou ovarite? Ambos os termos referem-se à mesma condição: inflamação nos ovários. Embora traga grande desconforto, é um problema que raramente se agrava e é facilmente resolvido.

Neste post, explicaremos um pouco mais sobre essa inflamação. Então, se você deseja conhecer as causas, sintomas e alternativas de tratamento, continue a leitura do texto.

O que é uma inflamação nos ovários?

Trata-se de uma condição que costuma ocorrer quando um agente externo se multiplica na região dos ovários. Esses agentes são bactérias (estreptococos, estafilococos, gonococos ou bacilos do grupo coli) que acometem um ou os dois ovários.

Ainda, a ooforite, como é chamada, pode ser causada por diferentes fatores e, a depender deles, o paciente apresenta sintomas específicos. Geralmente, o desconforto é semelhante ao provocado pelo quadro de endometriose.

Quais são as causas?

A inflamação nos ovários é classificada de acordo com sua causa. De modo geral, existem três principais tipos: aguda, crônica e autoimune. A seguir, explicaremos um pouco mais sobre cada uma delas: 

  • aguda: quando ocorre apenas um episódio, sendo comumente causada por bactérias ou após um quadro de caxumba. 
  • crônica: se caracteriza pela repetição de episódios inflamatórios. Geralmente, o problema decorre de uma inflamação nas trompas de Falópio causada pelo refluxo de sangue da endometriose;
  • autoimune: é o tipo mais raro e surge a partir de um defeito nas células de defesa do organismo que passam a atacar as células do ovário, levando à infertilidade.

Além dessas causas, a ovarite pode ocorrer em pacientes que sofreram um aborto, provocando inchaço dos ovários. A doença inflamatória pélvica também pode causar uma inflamação generalizada nos órgãos reprodutivos femininos.

Ademais, o excesso de umidade, estresse ou uso prolongado de antibióticos pode facilitar a proliferação das bactérias. Com isso, iniciam a inflamação nos ovários e podem causar outros sintomas, como irritação na vagina.

Quais os sintomas mais comuns de inflamação nos ovários?

Com a instalação do quadro de ooforite, a paciente passa a apresentar alguns sinais bem característicos que facilitam o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento. Entre os sintomas mais comuns estão:

  • dor na parte inferior do abdômen;
  • febre constante;
  • dor ao urinar ou durante o ato sexual;
  • sangramento vaginal anormal;
  • dificuldade para engravidar;
  • enjoos e vomitos;
  • mal-estar;
  • corrimento.

Como é o tratamento?

Após o diagnóstico da inflamação, o ginecologista poderá prescrever medicamentos que atuam no combate à infecção. Na maioria dos casos, recomenda-se o uso de antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios e fármacos que evitam os enjoos.

Contudo, o tratamento depende dos fatores que causam a ooforite. Quando a paciente já tratou outras vezes a condição ou quando as trompas também estão inflamadas, pode ser preciso interná-la para a administração intravenosa dos medicamentos.

Ademais, em casos mais graves e que outras alternativas não surtiram o efeito esperado, o tratamento cirúrgico passa a ser a melhor opção. Geralmente, o procedimento consiste na remoção dos ovários.

Portanto, como você pode perceber, mesmo sendo uma condição de fácil tratamento, a inflamação nos ovários pode causar grande desconforto. Assim, as principais medidas para prevenir o problema são: evitar a umidade na região genital e manter uma rotina de visitas regulares ao ginecologista.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp