O câncer, apesar de ser uma das doenças mais graves da atualidade, possui cura em boa parte dos casos. Fazer exames de rotina é extremamente importante para verificar como anda a sua saúde e, caso seja encontrada alguma doença, poder tratá-la rapidamente. O índice de cura do câncer é maior na medida em que ele é detectado em seus estágios iniciais.
Você sabe o que é uma metástase?
Metástase é uma propagação de células cancerosas, via corrente sanguínea ou vasos linfáticos, a partir de um órgão para outras partes do corpo.
Ou seja, o câncer que se inicia no intestino, por exemplo, pode se espalhar para o fígado e o pulmão, mas não significa que um câncer se formou nesses órgãos, e sim que as células cancerígenas continuam sendo do tumor do intestino.
Neste conteúdo vamos saber mais sobre os locais onde se formam os tumores metastáticos e a diferença entre eles e uma recidiva.
Qual a diferença entre recidiva e tumor metastático?
Após realizar um tratamento contra o câncer, pode ser possível que o tumor retorne para o mesmo local ou em outro órgão, decorrente ainda do mesmo câncer já tratado, isso é denominada recidiva, independente do local de aparecimento. Metástases é o simples fato da doença se manifestar distante do órgão ou tumor primário, se espalhando como já mencionado através da corrente sanguínea ou linfática.
Locais mais comuns de metástases
Conheça alguns locais de tumores metastáticos dependendo do câncer primário:
- Pulmão e rins (ossos, cérebro, glândulas adrenais e fígado);
- Tireoide (fígado, ossos e pulmão);
- Mama (fígado, ossos, cérebro e pulmões);
- Próstata (ossos, fígado, pulmão e glândulas adrenais);
- Útero (fígado, ossos, peritônio, vagina e pulmão);
- Melanoma (cérebro, fígado, pele, músculos e ossos);
- Pâncreas, intestino, estômago e ovários (pulmão, peritônio e fígado).
Sintomas mais prováveis em tumores metastáticos
Um tumor maligno pode acarretar em sintomas diferentes se forem causas de metástases, mas nem sempre isso ocorre. Conheça alguns:
- Falta de ar – quando o câncer se espalha para os pulmões;
- Icterícia (pele e olhos amarelados) – quando afeta o fígado;
- Fraturas ou dor constante nos ossos – metástase óssea;
- Dores de cabeça permanente, tonturas e convulsões – tumor se espalhou para o cérebro.
Os sintomas mencionados podem ser em decorrência do tratamento do câncer, portanto, não deixe de relatar ao seu médico sobre qualquer sintoma a mais ou diferente.
Como ocorrem as metástases?
As metástases podem se desenvolver próximas ao câncer primário ou ser transportadas para outros órgãos pelo sistema circulatório.
Uma vez estando no novo órgão, as células cancerosas crescem, ganham aspecto de um tumor semelhante a aquele que o originou e são capazes de contribuir para o organismo formar outros vasos sanguíneos, cujo objetivo é trazer mais sangue para que o tumor se desenvolva ainda mais e de forma mais rápida.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!