Mitos sobre o câncer: alimentos curam câncer?

A cura do câncer por meio do consumo de alimentos permeia a internet com notícias falsas e verdadeiras. Alguns são puramente mitos e outros possuem base científica. Porém, não existem evidências que o alimento por si só seja capaz de curar o câncer.

A alimentação é um assunto muito discutido por médicos e nutricionistas. Alguns alimentos ainda despertam opiniões contrárias, mas é unânime a recomendação de que o paciente procure por informações confiáveis a respeito de sua alimentação nos diversos estágios da doença.

A luta contra a doença deve começar pela boca. Os hábitos alimentares estão associados à prevenção e o combate ao tumor. Dietas equilibradas, pratos coloridos, além de produtos orgânicos e ricos em nutrientes são essenciais para deixar o organismo preparado para proteger o corpo dos vários tipos de tumor cancerígenos.

Relação entre o câncer e o consumo de alimentos

A alimentação deve se basear na variedade de frutas, verduras, legumes, cereais integrais entre outros. Existem alguns fatores que se relacionam com o câncer positivamente e negativamente.

Há uma relação com o aumento dos riscos de desenvolver um tumor maligno com a obesidade, o consumo de carnes vermelhas em excesso, gorduras e bebidas alcoólicas. Por outro lado, uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis podem ter uma ação preventiva. Os nutrientes presentes nesses alimentos possuem ações benéficas.

Contudo, o consumo desses alimentos deve seguir um plano de dieta recomendado pelos médicos observando a segurança do paciente e suas necessidades. Alguns mitos permeiam a sociedade e muitas dúvidas são geradas sobre qual alimento realmente auxiliam no tratamento contra o câncer. Listamos aqui algumas das dúvidas mais comuns, como:

Limão cura o câncer: Mito.

Não há bases científicas que atestam o poder de cura do limão, apesar que ele possui uma boa fonte de vitamina C e minerais. O ácido presente na fruta ameniza as náuseas provocadas pelas sessões de quimioterapia, porém deve ser utilizado com cuidado sobretudo por quem apresenta lesões na mucosa da boca.

Chá de graviola cura o câncer: Mito.

Apesar do chá de graviola possuir irrisórias propriedades antitumorais, ele não é capaz de curar a doença. Se durante o tratamento o chá for ingerido em altas doses, pode ser tóxico para os rins e o fígado prejudicando a absorção e a eficiência dos quimioterápicos.

Babosa cura o câncer: Mito.

Ainda que a babosa apresente algumas funções medicinais ela pode causar sérios efeitos colaterais, como problemas cardíacos, fraqueza muscular, entre outros. Além disso, a babosa pode interagir com outros medicamentos e atenuar sua eficácia.

Adoçantes causam o câncer: Mito.

Não foi comprovado que os adoçantes com ciclamato, aspartame e sacarina podem provocar câncer em humanos. A orientação é a ingestão moderada dos adoçantes de fontes naturais como estévia e sucralose.

Antes de adotar algum tratamento alternativo, é fundamental que pergunte ao seu médico sobre a interação desses alimentos com a medicação dos tratamentos convencionais, como a quimioterapia, radioterapia e outros remédios alopáticos. Além disso, investigue em fontes seguras a associação dos alimentos na cura do câncer e os estudos envolvidos, para verificar sua eficácia em relação aos tratamentos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

 

O que deseja encontrar?

Compartilhe