Nódulos nos ovários Principais causas e tratamentos

Nódulos nos ovários: Principais causas e tratamentos

Nódulos nos ovários é uma condição que costuma ser benigna e pode aparecer em mulheres jovens e idosas. Geralmente não tem relação cancerígena. Porém, é importante estar atento para evitar possíveis complicações relacionadas ao quadro, raras, mas existentes.

Quer saber mais sobre o assunto? Pensando nisso, preparamos o post a seguir com as principais informações sobre o quadro de nódulos nos ovários. Portanto, não deixe de continuar a leitura!

O que são os nódulos nos ovários?

Nódulos nos ovários, consistem em pequenas bolsas que se desenvolvem no interior do órgão. Geralmente não causam alterações hormonais e nem afetam a fertilidade da mulher.

Em alguns casos desaparece até mesmo sem a necessidade de tratamento.

Normalmente estes nódulos são classificados de duas formas. Uma delas é chamada de cistos funcionais, onde se formam a partir de folículos nos ovários. A outra forma é chamada de tumores benignos, tumores de ovário não cancerosos que crescem lentamente, e dificilmente desenvolvem o processo de malignidade. 

Qual a diferença entre nódulos e cistos?

Cistos são estruturas que contêm líquidos em seu interior, definidos geralmente como um saco revestido por epitélio. São divididos em dois tipos, cistos foliculares e cistos do corpo lúteo. Costumam indicar uma condição benigna. 

Já os nódulos são lesões sólidas que costumam normalmente com 1 cm de diâmetro. Podem ser de diversas formas ou intensidades. Duros ou moles, doloridos ou indolores e móveis ou imóveis ao toque. Entre os casos mais comuns estão os miomas, fibroadenomas e angiomiolipoma.

Quais as principais causas de nódulos nos ovários?

Geralmente, os nódulos nos ovários surgem devido a alterações hormonais presentes ao longo do ciclo menstrual, menopausa, gravidez ou em decorrência do uso de medicamentos hormonais. 

Quais os sintomas?

Baseado em relatos de pacientes do quadro, geralmente se ouve falar em dor na área pélvica ou dor durante as relações sexuais. Porém, geralmente a condição se desenvolve de forma assintomática. 

Em raros casos, esta condição pode causar a torção do ovário, levando à dor abdominal. Quando há sangramento, os nódulos podem provocar dor ou sensibilidade na área pélvica. Nas mulheres que estão na menopausa, os nódulos podem causar sangramento vaginal.

Como é feito o diagnóstico dos nódulos nos ovários?

O diagnóstico de nódulos no ovário é realizado avaliando as queixas da paciente. Após consulta médica, são solicitados exames como ultrassonografia vaginal e em alguns casos ressonância.

Caso haja qualquer anormalidade, será investigado pelas suas características, tipo e estágio e assim proposto um tratamento ou procedimento cirúrgico se for necessário. Pelo fato dos quadros não apresentarem sintomas específicos, normalmente os diagnósticos tendem a ser mais demorados e a condição descoberta em estágio mais avançado.

Como é o tratamento de nódulos nos ovários?

Caso o nódulo tenha diâmetro superior a 5 cm, o médico pode indicar a remoção cirúrgica. Os métodos geralmente utilizados é laparoscopia ou laparotomia, sendo o objetivo principal do médico a preservação dos ovários.

Nos casos de nódulos pequenos, com menos de 5 cm de diâmetro, não há a necessidade de tratamento, exigindo apenas o acompanhamento médico através da ultrassonografia.

Então, com a leitura deste texto, você ficou por dentro das principais informações sobre o quadro de nódulos nos ovários. Portanto, caso perceba qualquer anormalidade relacionada, procure imediatamente acompanhamento médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe