Os benefícios trazidos pela atividade física sempre foram exaltados, pois há muito tempo sabe-se que ela aumenta o bem-estar físico e mental do praticante. No entanto, atualmente se fala muito na conexão entre a prática de exercícios físicos no auxílio à prevenção e tratamentos do câncer.
Quer saber mais sobre o assunto? Pensando nisso, preparamos o post a seguir. Nele apresentaremos os principais benefícios da atividade física para pacientes oncológicos. Portanto, vale a pena continuar a leitura!
Atividade física antes do câncer
O sedentarismo a longo prazo pode ser um fator chave no início do desenvolvimento do câncer. Estudos recentes mostraram que os homens que se exercitavam pelo menos 30 minutos por dia de forma moderada reduziram para a metade o risco de morrer prematuramente de câncer, principalmente os tipos de câncer gastrointestinal e de pulmão.
A atividade física regular é extremamente importante, pois aumenta a resistência geral do coração, as condições respiratórias e circulatórias, queima gorduras, mantém os ossos e músculos em boas condições e ajuda a prevenir doenças como, diabetes, hipertensão, dentre outras.
Atividade física durante o tratamento do câncer
Os tratamentos para o câncer, na maioria das vezes, podem trazer alguns efeitos colaterais interferindo na qualidade de vida do paciente, dentre eles a fadiga, sintoma que gera uma sensação de fraqueza, falta de energia e exaustão.
Sabe-se que os exercícios físicos aumentam a força muscular e a capacidade funcional, assim como também reduzem os sintomas de fadiga, melhoram a autoestima e, acima de tudo, aumentam a qualidade de vida do paciente.
Vale destacar que, a prática de exercícios físicos em pacientes com câncer deve ser realizada a partir de indicação médica e acompanhada por profissionais especializados, como, por exemplo, o fisioterapeuta.
Atividade física após o tratamento do câncer
Após o tratamento do câncer, alguns cuidados com a saúde devem ser seguidos e incluem cuidados nutricionais, emocionais e físicos também. Os exercícios físicos contribuem para o equilíbrio do metabolismo da pessoa reduzindo o risco do surgimento de complicações e efeitos colaterais dos tratamentos.
Ademais, alguns exercícios físicos que são geralmente indicados são a caminhada, bicicleta ergométrica, bem como outras atividades aeróbicas. Em alguns casos, pode ser indicada a prática de musculação, ioga, pilates, hidroginástica, dentre outras.
Qual o momento ideal para iniciar os pacientes oncológicos iniciarem as atividades físicas?
A atividade física pode ser iniciada desde o começo do tratamento, levando sempre em consideração as características individuais de cada paciente. A indicação do melhor momento, irá depender das condições clínicas do momento.
Conclusão
É possível concluir que a combinação dos treinamentos de força e aeróbio pode trazer benefícios para os pacientes em tratamento e pós-tratamento de câncer, sendo bem tolerada pelos pacientes.
Evidentemente, os efeitos positivos do exercício podem variar significativamente em função do tipo de câncer, da intensidade, da frequência e duração do programa de exercícios e do estilo de vida do paciente.
Então, se você é um paciente com câncer, procure conversar com o seu médico sobre esta possibilidade. Ele poderá encaminhá-lo para um educador físico caso seja benéfico ao seu tratamento a inclusão de atividades físicas no cotidiano, levando em consideração sua saúde e suas aptidões.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!