5 sinais de que uma pinta pode ser perigosa

Ter uma pinta ou mancha na pele é uma característica muito comum entre as pessoas. Porém, a depender do seu formato, tamanho ou até cor, ela pode indicar uma doença grave, como, por exemplo, um câncer de pele.

Você sabe como identificar os sinais de perigo? Caso não, a leitura deste post é muito importante. A seguir, conheça o método ABCDE que facilita o diagnóstico deste tipo de câncer.

O que é o método ABCDE?

Trata-se de um conjunto de características que contribuem para o diagnóstico precoce de um câncer de pele. O método pode ser aplicado pelo próprio paciente a partir da observação de pintas e manchas que surgem no corpo.

Ainda, a regra do ABCDE é muito utilizada por dermatologista para a detecção dessa neoplasia maligna, principalmente o tipo melanoma. A maioria da população tem predisposição genética para o desenvolvimento desses sinais.

Porém, a mudança de formato de uma pinta pode ser o sinal de um câncer em desenvolvimento. Por isso, o autoexame é a forma mais rápida para diagnosticar a doença de forma precoce.

Quando uma pinta pode indicar um câncer de pele?

Diferente das manchas saudáveis, aquelas que indicam um sinal de malignidade possuem características específicas que ajudam a identificá-las. A seguir, entenda o que significa cada letra do método ABCDE.

1. A de assimetria

Uma pinta com formato irregular é o primeiro indício para levantar as suspeitas de um câncer. Quando são benignas, essas marcas costumam ter um formato padrão e assimétrico. Por outro lado, a falta de simetria indica malignidade.

2. B de bordas

Outro traço comum de um câncer de pele é a presença de pintas com bordas irregulares. Geralmente, esse sintoma representa um câncer do tipo melanoma, considerado o mais grave. Então, esteja atento à forma e aos limites externos das marcas presentes no seu corpo.

3. C de cor

As manchas e pintas benignas são assimétricas, com bordas regulares e possuem uma única coloração. Quando essas marcas apresentam mais de uma tonalidade, pode indicar uma doença grave, como o câncer de pele.

4. D de dimensão

Dificilmente uma mancha benigna terá mais do que seis milímetros de diâmetro. Porém, uma das características principais da presença de um câncer é a presença de pintas grandes, maiores que seis milímetros.

5. E de evolução

Por último, a letra E representa a evolução da pinta, ou seja, se ela muda de cor, tamanho ou formato ao longo do tempo, qual a periodicidade dessa transformação e recorrência. Caso haja um histórico de mudanças, são grandes as chances de indicar uma doença grave.

Assim, caso um ou mais desses cinco sinais sejam percebidos no autoexame, procure o seu médico para ser avaliado. Afinal, é bem provável que indiquem a presença de um tumor maligno na pele.

Porém, quando o diagnóstico é precoce e o tratamento iniciado rapidamente, é possível conter o avanço da doença. Neste sentido, é imprescindível que procure um médico para confirmar o quadro e avaliar a necessidade de tratamento.

Enfim, com a leitura deste post, você conheceu o método ABCDE e descobriu o que cada uma das letras significa. Contudo, esse autoexame não substitui a necessidade de procurar um médico para ter um diagnóstico preciso.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp