Conheça 7 fatores de prevenção do câncer

O câncer, doença caracterizada pela multiplicação anormal de células cancerígenas em um ou mais órgãos, não possui uma ou outra causa específica. Dessa forma, seu aparecimento é quase sempre uma surpresa, e o fator que o causou, uma incógnita.

Mas, felizmente, é possível contar com os fatores preventivos como aliados, que nada mais são do que hábitos e atitudes que ajudam na prevenção do câncer. A seguir, confira quais fatores são esses.

1. Evite a exposição aos raios ultravioletas

Tomar sol, pode. Mas é necessário cuidado, uma vez que a exposição excessiva aos raios solares aumenta os riscos de desenvolvimento de câncer. A regra, então, é manter o equilíbrio, evitando sempre a exposição entre 10h e 16h e usando proteção adequada, como barracas, chapéus e protetores solares (incluindo nos lábios).

2. Não fume

Não fumar e até mesmo se proteger contra a fumaça de fumantes próximos compõem um importantíssimo fator de prevenção do câncer. Só para se ter uma ideia, a fumaça libera, em média, 4.700 componentes cancerígenos e tóxicos, que acabam inalados tanto pelos fumantes como por quem estiver aos arredores.

3. Diminua o consumo de álcool

O consumo de bebidas alcoólicas também contribui para o surgimento do câncer — principalmente quando combinado ao tabaco.

Sendo assim, aqui também vale o equilíbrio: tomar uma cervejinha de vez em quando pode, o que não pode é exagerar.

4. Aposte na alimentação equilibrada e saudável

Estima-se um terço de todos os tipos e casos de câncer que poderiam ser evitados por meio do hábito de se alimentar bem. Uma dieta equilibrada e saudável deve ser rica em verduras, frutas e legumes, além de ter baixa ingestão de gorduras de origem animal. Cereais integrais, proteínas magras e feijões também estão entre os alimentos protetores, ou seja, indispensáveis no dia a dia.

5. Pratique exercícios físicos

Com essa recomendação, estamos falando de qualquer atividade física – que vai desde a prática de caminhadas, corrida ou musculação até os passeios diários com o cachorro ou o hábito de cuidar do jardim. O importante é não ficar parado.

6. Faça o exame preventivo ginecológico (para as mulheres)

As mulheres com idade entre 25 e 60 anos devem realizar o Papanicolau, exame preventivo ginecológico, anualmente. O exame é muito importante porque as alterações presentes nas células do colo do útero são facilmente descobertas por meio dele.

7. Vacine contra o HPV

Tanto o Papanicolau como a vacinação contra o HPV são fundamentais para a prevenção do câncer de colo de útero e para o câncer de pênis nos meninos. Na rede pública de saúde, a vacinação está disponível  para garotas de 9 a 14 anos e garotos de 11 a 14.

Agora você já sabe quais são os 7 fatores de prevenção do câncer. Com a adoção dessas medidas que, de modo geral, são simples, você previne a doença e, consequentemente, aumenta sua expectativa de vida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe