A importância de uma alimentação saudável na prevenção do câncer

Hábitos de vida saudáveis ajudam na prevenção do câncer, bem como de inúmeras outras doenças. O principal deles  é a alimentação bem balanceada, que faz com que todo o nosso organismo funcione melhor. É verdade que o câncer é temido por sua complexidade, mas é possível tentar a prevenção da doença. Se alguns fatores externos (como cigarros, poluição ou raios solares) podem causar o problema, por que não fatores externos poderiam também impedi-lo?

Como a alimentação errada não ajuda na prevenção do câncer?

A alimentação mal equilibrada, com muitos produtos industrializados, excesso de álcool e gordura, e outros alimentos de risco, é perigosa por diversas razões. Em primeiro lugar, ela colabora para o aumento do peso, que pode desencadear em obesidade; o que, por sua vez, aumenta as chances de câncer de mama, por exemplo. Ela também está relacionada a uma maior probabilidade de desenvolvimento de câncer de intestino.

O câncer é como um amontoado de células que começa a agir do jeito errado, multiplicando-se sem limite. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 20% dos casos de câncer nos países desenvolvidos poderiam ter sido prevenidos com a alimentação certa. Além disso, 35% das mortes causadas pela doença também tem relação com esse fator.

Melhores maneiras de usar a alimentação na prevenção do câncer

Evite excessos

Comer um pouco de tudo é ótimo – desde que seja realmente um pouco. Exagerar não faz bem em nenhuma circunstância.

Prefira alimentos orgânicos ou agroecológicos

Ainda que os agrotóxicos estejam presentes na maioria dos alimentos comercializados, quanto mais eles puderem ser evitados, melhor. Estudos de todo o mundo já comprovaram que eles são danosos tanto para as pessoas, quanto para o meio ambiente.

Invista em frutas e vegetais no geral

Comer ao menos três frutas diferentes por dia fortalece imensamente o organismo. Complementar a alimentação com mais itens de origem vegetal, desde legumes e cereais até nozes e sementes, é outra boa escolha.

Fuja de adoçantes artificiais

O açúcar não deve ser consumido em excesso, mas não é melhor substitui-lo por adoçantes artificiais. As substâncias encontradas neles, quando ingeridas exageradamente, também fazem mal.

Cuidado com o sal

O sal é importantíssimo em qualquer dieta, mas moderadamente. Em excesso, porém, ele aumenta as chances de câncer de estômago, além de poder causar condições como hipertensão.

Maneire na carne vermelha

Carnes de boi, porco e outras vermelhas devem ser restritas a até 300 gramas por semana, quando cozidas.

Todas essas recomendações devem ser implementadas caso a caso, tanto por nutricionistas quanto por oncologistas. Não esqueça, ainda, que a alimentação saudável deve funcionar junto com exercícios físicos regulares na prevenção do câncer. Mantenha seu corpo ativo e em perfeito funcionamento!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe