câncer de pele

5 Hábitos Que Você Deve Adotar Para Prevenir O Câncer De Pele

De acordo com o Ministério da Saúde brasileiro, o câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil e no mundo. Por isso, é importante adotar medidas e hábitos que ajudam a prevenir essa grave doença.

Você sabe o que fazer para afastar o risco de desenvolver esse problema? Então, continue a leitura. A seguir, listaremos as principais formas de prevenção.

1) Estar atento à presença de pintas irregulares no corpo

A principal forma de identificação precoce do câncer de pele é a descoberta da formação de pintas novas ou irregulares pelo corpo. Para isso, é preciso manter-se atento e fazer uma verificação regular que permita observar essas anormalidades.

Ainda, alguns tipos de pintas possuem um risco maior de evoluir para um melanoma, mas não é um fator comum. Como forma de prevenção, procure ajuda médica sempre que detectar o aparecimento de muitas pintas pelo corpo.

2) Respeite os horários para pegar sol

Ao planejar uma ida à praia ou ao se expor ao sol, evite os horários em que há uma maior incidência dos raios ultravioletas, que são entre as 10 horas da manhã e as 16 horas. Essa recomendação vale para todas as pessoas, inclusive trabalhadores que estão continuamente expostos à radiação UV.

3) Utilize protetor solar

O uso de protetor solar é uma das principais medidas de prevenção ao câncer de pele. Com algumas exceções, a aplicação desse produto pode ser iniciada a partir dos seis meses de vida. 

Ainda, ao escolher um filtro solar, esteja atento ao fator de proteção (FPS). Nos horários de pico dos raios solares, prefira aqueles com FPS igual ou maior que 30. Além dos produtos destinados para aplicação na pele, também faça uso dos protetores labiais.

Ademais, os protetores solares não devem ser utilizados apenas em dias ensolarados, mas também em dias nublados ou encobertos. Isso porque, mesmo que não perceptíveis, os raios UV estão presentes.

4) Não faça bronzeamento artificial

Diferente do que muitos imaginam, os raios UV das câmaras de bronzeamento artificial não são inofensivos. Pelo contrário, a exposição constante às lâmpadas utilizadas nesses equipamentos podem provocar danos à pele ou até causar um câncer.

5) Use roupas adequadas ao se expor ao sol

 A depender do tipo de roupa utilizada, você pode estar mais ou menos exposto à radiação ultravioleta. As camisas de manga e calças compridas ou saias longas nos deixam mais protegidos, principalmente as de cores escuras.

Ainda, tecidos firmes e secos oferecem maior nível de proteção do que outros tipos. Além disso, considere o uso de chapéus com aba ao se expor ao sol, assim como os óculos de sol com fator de proteção à radiação UV.

Por fim, o câncer de pele é uma doença grave e, por isso, precisamos adotar todas as medidas possíveis para nos proteger da incidência dos raios solares. Essa recomendação é ainda mais importante para pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe