O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum, atrás apenas do câncer do colo do útero. Essas condições podem gerar complicações que podem levar até mesmo à óbito.
Quer saber mais sobre o assunto? Preparamos este post com as principais informações sobre sintomas dos cânceres de útero e ovário. Continue a leitura!
O que é o câncer de útero?
O câncer do colo de útero consiste na proliferação desordenada das células que revestem o colo do útero, geralmente relacionada ao vírus HPV. Esse vírus afeta a mucosa do colo de útero e o material genético do vírus é incorporado na célula do colo uterino, que começa a se dividir de forma desordenada, levando ao aparecimento de uma lesão tumoral.
A avaliação ginecológica, a colposcopia e o exame do Papanicolau realizados regularmente são essenciais para o diagnóstico do câncer de colo de útero. Na fase assintomática da enfermidade, o rastreamento realizado por meio do Papanicolau permite detectar a existência de alterações celulares características da infecção pelo HPV.
Quais são os principais sintomas de câncer de útero?
O câncer de colo de útero costuma não ter sintomas específicos nas fases iniciais. NO caso de haver sintomas os principais relatos são de:
- Sangramento vaginal após relações sexuais, no intervalo entre as menstruações ou após a menopausa;
- Corrimento vaginal de cor escura e com mau cheiro.
Nos estágios mais avançados da doença, outros sinais podem aparecer, como:
- Massa palpável no colo de útero;
- Hemorragias;
- Obstrução das vias urinárias e intestinais;
- Dor lombar e abdominal intensa;
- Perda de apetite e de peso.
O que é o câncer de ovário?
O câncer de ovário é o tipo de câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e o mais letal. É decorrente de fatores genéticos, hormonais e ambientais. O histórico familiar é o fator de risco isolado mais importante. O tumor pode acometer a mulher em qualquer idade, mas é mais frequente depois dos 40 anos.
Existem algumas maneiras de diagnosticar o câncer de ovário, uma delas é o exame pélvico, para verificação do tamanho, forma e consistência. Raramente, os cânceres de ovário são diagnosticados pelo exame de Papanicolau, geralmente eles já estão em estágio avançado.
Outros dois exames geralmente utilizados em pessoas assintomáticas são o ultrassom transvaginal e o exame de sangue do marcado. São usados como forma de rastreamento a anormalidades no ovário, porém não conseguem afirmar se são malignos ou benignos.
Quais são os principais sintomas do câncer de ovário?
A grande maioria das pacientes na condição de câncer de ovário não apresenta sintomas até a doença atingir estágio avançado. É essencial conhecer seu corpo para que os sintomas sejam percebidos rapidamente e a assistência médica possa ser buscada quanto antes. Quando eles se manifestam, os mais relatados são:
- Dor pélvica;
- Constipação;
- Inchaço abdominal;
- Alteração da função digestiva;
- Massa abdominal palpável.
Então, com a leitura deste texto, você ficou por dentro dos principais sintomas das condições de câncer de útero e ovário. Portanto, é de extrema importância manter o acompanhamento médico especializado regularmente.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!