O câncer gastrointestinal é de rara ocorrência e pode acometer a qualquer parte do trato gastrointestinal, do esôfago até o ânus. No entanto, é mais comum que tenham origem nas células glandulares que revestem esta região.
Você já ouviu falar nesse tipo de tumor? Sabe como ele pode ser causado? Conhece os sintomas mais característicos? Então, não deixe de ler este post. Nele, você encontrará tudo o que precisa saber a respeito do tema.
O que é o câncer gastrointestinal?
Os tumores gastrointestinais são um tipo de câncer que se desenvolve no trato digestivo, podendo afetar o esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e reto. A doença surge nas paredes dos órgãos, junto às camadas musculares.
Ainda, o câncer gastrointestinal é dividido em dois grandes grupos: tumores estromais gastrointestinais e tumores carcinóides gastrointestinais. No primeiro caso, também chamado de GIST, se inicia nas células intersticiais de Cajal da parede do trato gastrointestinal.
Essas células compõem o sistema nervoso autônomo, responsável pela regulação da digestão dos alimentos e de outros processos. A maioria dos GIST começa no estômago ou no intestino delgado. Alguns tipos se mostram mais propensos a metástases.
Já o tumor carcinoide é subdividido em tumores neuroendócrinos, tumores neuroendócrinos do pâncreas, carcinóides e outros tumores. Geralmente, os tumores neuroendócrinos se desenvolvem mais lentamente que outros tipos de câncer do trato gastrointestinal.
Quais são os fatores de risco?
A causa do câncer gastrointestinal ainda é desconhecida. No entanto, com o avanço dos estudos foi possível perceber a influência genética no seu desenvolvimento. Entre as alterações mais presentes nos diagnósticos estão as alterações no gene KIT ou PDGFRA.
No que diz respeito aos fatores de risco, eles variam de acordo com o tipo do tumor. O tumor carcinoide tem como fator de risco: sindromes genéticas, ser de raça negra e do sexo feminino, e apresentar alguma doença estomacal que reduza a quantidade de ácido produzida.
No caso do tumor estromal gastrointestinal, a idade é um importante fator, pois é mais frequente em pessoas com mais de 50 anos. Além disso, são fatores de risco: a síndrome estromal de tumor gastrointestinal familiar, a neurofibromatose tipo 1 ou a síndrome de Carney-Stratakis
Quais são os sintomas?
A maioria dos GIST pode não provocar qualquer sintoma, salvo exceção se crescerem exageradamente. Nesses casos, a hemorragia no trato gastrointestinal é o sinal mais comum e pode indicar a localização do tumor:
- vômito com sangue – tumor pode ter se desenvolvido no estômago ou no esôfago;
- fezes escuras – tumor está no estômago ou no intestino delgado;
- fezes com sangue visível – tumor está no intestino grosso;
Em algumas situações, a hemorragia não causa nenhum desses sintomas, mas, com o passar do tempo, pode levar a anemia, provocando cansaço e fraqueza. Outros sintomas menos comuns são dor e inchaço abdominal, perda de apetite, problemas de deglutição, náuseas, sensação de saciedade e perda de peso.
Os sintomas causados pelo tumor carcinoide variam de acordo com a localização, podendo provocar dores abdominais, náuseas e vômitos, sangramento intestinal, cólicas, fadiga, diarreia, inchaço, dor e constipação.
Esses tumores também podem liberar hormônios na corrente sanguínea, causando a síndrome carcinoide, que se caracteriza pelos seguintes sintomas: vermelhidão e sensação de calor, diarreia, dificuldade respiratória e taquicardia.
Então, com a leitura deste post, você conheceu tudo o que precisava a respeito do câncer gastrointestinal. Portanto, esteja atento aos sinais enviados pelo seu corpo. Caso perceba alguma anormalidade no trato gastrointestinal, converse com seu médico.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!