queda de temperatura

Queda de temperatura exige cuidados do paciente oncológico

A queda de temperatura em algumas cidades do Brasil no outono e inverno é motivo de alerta para os pacientes oncológicos, principalmente por que nessa época ocorre maior incidência de vírus oportunistas como gripes e resfriados que são um risco para pessoas que possuem baixa imunidade.

Nesse artigo vamos apresentar respostas para as principais dúvidas sobre o assunto, como os principais cuidados nos períodos de baixa temperatura, quais as situações que o paciente oncológico deve evitar e como prevenir a contaminação por doenças oportunistas neste período.

Se você ficou interessado em saber como se prevenir para não ter o seu tratamento prejudicado pela queda de temperatura ambiente, e quer saber quais os cuidados que o paciente oncológico deve ter, continue lendo esse artigo.

Quais os principais cuidados com a queda de temperatura?

Estamos em uma estação onde as temperaturas normalmente são reduzidas o que dá uma sensação de frio maior. Quem está em tratamento oncológico tem sensibilidade ao frio ainda maior, o que os médicos chamam de neuropatia periférica, causando perda de sensibilidade, formigamentos e sensação de choque nas mãos e pés.

Essa neuropatia é intensificada em razão das medicações que são utilizadas durante o tratamento e também por causa da quimioterapia.

Por isso, para que o paciente passe pelo tratamento de maneira mais confortável é indicado que se mantenha agasalhado e aquecido, principalmente nas extremidades como mãos, pés e cabeça. Também é importante intensificar o uso do protetor solar pois a pele fica mais sensível.

Quais situações o paciente oncológico deve evitar?

O paciente oncológico em tratamento de quimioterapia deve ter cuidado redobrado, evitar pequenos machucados, rachaduras em lábios e face, isso por que com a redução dos glóbulos brancos no organismo a imunidade é reduzida, aumentando assim a possibilidade de infecção.

Outros cuidados recomendados são evitar locais fechados com aglomerado de pessoas e evitar receber visita de pessoas contaminadas por gripes ou outras infecções.

Com prevenir a contaminação?

Sempre mantenha as mãos limpas e evite locais fechados propensos à contaminação. É indicado o uso de roupas confortáveis e seguir uma dieta equilibrada com a presença das vitaminas B e C.

Geralmente os fármacos utilizados causa reações adversas na pele como prurido, bolhas e coceira nas mãos e pés, em razão disso é preciso que o paciente tenha um cuidado especial com a hidratação dessas áreas para evitar a piora das lesões.

Proteja a pele lesionada com agasalhos para evitar que ocorra contaminações oportunistas, principalmente por que durante o tratamento quimioterápico ou medicamentoso contra o câncer, seu corpo estará mais vulnerável e com a imunidade baixa.

Outras dicas são manter o uso do filtro solar mesmo no tempo frio, pois continuamos expostos aos raios solares e a pele precisa de proteção. Mantenha também a sua alimentação saudável com alimentos frescos e com ingestão de água em quantidade satisfatória, em média três litros por dia.

Essas orientações que são essenciais para conquistar uma melhor qualidade de vida durante o processo de cura do câncer. Sempre procure a ajuda de um especialista em oncologia para sanar seus questionamentos sobre o assunto.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp