O tratamento oncológico evoluiu e novas melhorias foram feitas nas terapias com o objetivo de oferecer maior segurança, conforto e eficiência. Um desses exemplos de evolução é a quimioterapia. Contudo, trata-se de uma alternativa que ainda provoca importantes efeitos colaterais.
Neste sentido, preparamos este artigo para listar algumas medidas que ajudam a aliviar esses efeitos. Então, se você ou seu familiar está realizando o tratamento quimioterápico, não deixe de ler este texto.
1. Reduza as náuseas e vômitos
As náuseas e vômitos são os efeitos colaterais mais desagradáveis e também mais comuns. Nesses casos, o médico pode prescrever antieméticos que ajudam a reduzir a recorrência. Outras atitudes que podem contribuir são:
- evitar alimentos quentes, gordurosos e fritos;
- reduzir o consumo de alimentos muito doces ou muito picantes;
- evitar alimentos com odores fortes;
- faça uma dieta fracionada, comendo pequenas porções, de forma lenta e gradual;
- não consuma líquidos durante as refeições;
- evite comer em lugares abafados, quentes ou com odores desagradáveis;
- descanse após as refeições para não prejudicar a digestão;
- tende identificar o momento em que a náusea ocorre e o que a provoca.
2. Melhore o seu apetite
Outro efeito colateral frequente da quimioterapia é a perda de apetite. Isso pode ocorrer em função de um mal-estar ou até de uma depressão. Por isso, varie as cores dos alimentos servidos no seu prato.
Além disso, não coma rapidamente, faça pequenas refeições durante o dia e tente mudar o ambiente, a hora ou o lugar onde costuma se alimentar. Você também pode tentar comer sozinho ou com outras pessoas.
3. Cuide da sua alimentação para evitar a diarreia
A diarreia é um efeito indesejado e que mais incomoda os pacientes. Esse sintoma pode ter relação não só com os medicamentos administrados, mas também com a ansiedade, nervosismo e a alimentação.
Nesses casos, o médico tende a prescrever uma dieta obstipante para controlar a diarreia. Então, experimente preparações à base de maisena, mandioca, arroz, macarrão e cará, evite purês com leite, consuma ovos cozidos, entre outros.
4. Trate a constipação
Outro efeito comum da quimioterapia é a constipação que pode ser causada pela alimentação, pelo sedentarismo ou pelo uso de outras medicações. Para tratá-la, tenha uma dieta rica em fibras, evite carboidratos como o arroz, macarrão e farinha de trigo, fracione as refeições e mantenha uma regularidade nos horários em que se alimenta.
5. Controle o peso corporal
O ganho de peso pode ocorrer em função do tratamento quimioterápico, mesmo sem a ingestão de calorias em excesso. Geralmente, o peso extra é constituído por água em função da retenção de líquido provocada por alguns medicamentos.
6. Evite a sensação de plenitude
A plenitude gástrica pode surgir como uma sensação de estômago cheio rapidamente. Quando isso ocorre, o médico pode orientar o fracionamento das refeições e indicar que o paciente alimente-se devagar e evite a ingestão de líquidos durante a alimentação.
Enfim, essas são algumas dicas que ajudam a aliviar os muitos efeitos colaterais causados pela quimioterapia. Portanto, se você está realizando esse tratamento, converse com seu médico e verifique quais atitudes podem ser tomadas para amenizar o seu desconforto.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!