Radioterapia e pele: a importância da hidratação

A radioterapia é um dos tratamentos mais comuns para pacientes com câncer, assim como a quimioterapia. Porém, embora tenha resultados muito positivos, ela pode ainda causar alguns efeitos colaterais, como um extremo ressecamento da pele, conhecido como radiodermite.

A radiodermite pode atingir os pacientes de radioterapia de diferentes maneiras, sendo caracterizada como leve, média e grave. Na radiodermite leve, a pele apresenta vermelhidão e possíveis dores, causando grande incômodo aos pacientes.

Já no nível médio, a radiodermite provoca também um inchaço da pele nos pacientes de radioterapia. Por fim, em seu grau mais grave, a radiodermite pode causar uma descamação úmida da pele e dores e desconfortos muito intensos.

A importância da hidratação da pele para pacientes de radioterapia

Manter a pele com uma hidratação bem realizada pode contribuir para que os pacientes de radioterapia não sofram de forma muito intensa com os efeitos do ressecamento, assim como pode minimizar os efeitos de fatores externos, como fungos e bactérias capazes de prejudicar a pele.

Além disso, uma pele com a hidratação saudável irá sofrer de maneira menos abrangente os efeitos da radioterapia e os ressecamentos da pele, de forma que o tratamento não irá lhe causar grandes prejuízos devido a seus efeitos colaterais na pele do paciente.

No entanto, é recomendado que não se utilizem produtos de hidratação para a pele antes da realização de sessões de radioterapia. Isso se deve ao fato de que o acúmulo de cremes e produtos químicos pode levar a uma maior concentração de radiação na área da pele onde há a presença desses produtos, fazendo com que os efeitos do tratamento se intensifiquem, inclusive os efeitos colaterais prejudiciais à pele.

Pacientes com radiodermite podem utilizar produtos hidratantes para a pele?

A radiodermite é uma condição extrema causada pelo efeito colateral da radioterapia, sendo assim um fator que diferencia todos os cuidados e procedimentos que devem ser realizados.

O ideal é que a área da pele afetada pela radiodermite não seja hidratada com produtos químicos, como os cremes hidratantes, por exemplo. Assim, o ideal é que se mantenha a região sempre limpa e seca.

O uso de roupas largas também é recomendado para os pacientes que sofrem de radiodermite, uma vez que roupas apertadas podem gerar atrito do tecido com a pele e originar lesões maiores e mais graves, assim como ampliar a sensação de dores e incômodos na pele.

No entanto, para que os devidos cuidados possam ser realizados de maneira segura, é preciso que seja sempre consultado o médico para que não se utilize nenhum produto que possa prejudicar ainda mais a pele.

Dessa maneira, com os devidos cuidados, os pacientes que passam pela radioterapia podem manter sua pele hidratada e evitar problemas ainda maiores, como a radiodermite, além dos incômodos e dores que esse ressecamento pode causar.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe