O rastreio do câncer é uma das medidas mais importantes para identificar uma doença. Ele ajuda a descobrir o nível do problema por meio de vários exames.
Esse tipo de procedimento influencia diretamente na saúde, reduzindo os efeitos colaterais e a mortalidade.
Para se ter uma ideia, a mamografia é um dos exames que ajudam reduzir o número de mortes em mulheres.
Neste artigo, vamos abordar quais são os exames de rastreio mais importantes e quais são os impactados de cada um em sua qualidade de vida.
Quais são os melhores exames para fazer rastreio do câncer?
A partir de agora, vamos listar os tipos de exames mais comuns para fazer o rastreio do câncer.
AFP
Vamos iniciar a nossa lista falando sobre a alfafetoproteína (AFP).
Trata-se de um exame que ajuda a detectar a existência de tumores em várias regiões do nosso corpo, entre eles: estômago, intestino e ovários. Ele ainda investiga se existem metástases no fígado.
MCA
Um dos exames mais solicitados para identificar o câncer de mama é o MCA. O antigênio mucoide é relacionado ao carcinoma (MCA).
O câncer de mama é detectado quando o número está acima de 11 U/ml.
No entanto, é fundamental deixar claro que o número pode estar aumentado em casos menos graves. Como é o caso de tumores benignos do ovário, útero ou próstata.
Se o câncer de mama for identificado, um oncologista é o especialista mais adequado para auxiliá-lo desde o início até o final do tratamento.
Antígeno tumoral da bexiga (BTA)
Esse exame é solicitado pelos médicos para identificar o câncer de bexiga.
Para o paciente ser diagnosticado com essa doença, o valor do exame deve estar acima de 1.
A BTA também pode ser detectada em situações que apresentam menos riscos para a saúde como inflamação dos rins ou da uretra.
Antigênio prostático (PSA)
É um dos exames mais importantes para o homem. Ele ajuda a identificar se há a presença de câncer de próstata.
Para confirmar o diagnóstico, o médico pede ao paciente para fazer outros exames, como o toque retal e ecografia à próstata
No Brasil, quase 49% dos homens nunca fizeram o exame de toque retal. Quanto mais cedo for identificado o problema, melhor será para o paciente.
CA 125
O câncer de ovário traz vários sintomas que incomodam o corpo da mulher. Os mais comuns são: fadiga, dor no estômago, dor nas costas, dor durante a relaxação sexual, alterações menstruais, entre outros.
Quando a paciente apresenta esses sinais, o médico solicita o exame CA 125. Ele serve para identificar a chance e monitorar o desenvolvimento da doença.
O diagnóstico do câncer é feito quando o resultado do exame está acima de 65U/ml.
No entanto, ele pode aumentar quando o paciente tem outros tipos de doenças como:
- cirrose;
- cistos;
- endometriose;
- hepatite;
- pancreatite.
Calcitonina
A Calcitonina é outro exame importante da nossa lista. Ela pode identificar três tipos de câncer: tiroide, mama ou pulmão.
A doença é reconhecida quando o resultado do exame é maior que 20 pg/ml.
Tireoglobulina
Vamos finalizar a nossa lista falando sobre a Tireoglobulina.
Esse exame ajuda a identificar o câncer de tireoide. Para fazer um diagnóstico mais completo, o médico pode solicitar ainda o TSH.
Existem ainda outros exames complementares de imagem que ajudam a confirmar a doença: ecografia, radiografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada.
Para finalizar o diagnóstico, é possível ainda fazer ressonância magnética e biópsia.
O médico pode solicitar ao paciente vários exames para fazer rastreio do câncer. O mais importante é ter paciência, cuidado e confiança no profissional. Assim, será mais fácil finalizar todos os processos com segurança.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!