Na grande maioria dos casos, o diagnóstico precoce de um câncer é determinante para o sucesso do tratamento, podendo até promover a cura. Para isso, existem alguns exames que são indispensáveis para o rastreio do câncer.
Quer saber mais sobre eles? Então, você precisa ler este texto. Nele, você irá descobrir quais os procedimentos que mais contribuem para a confirmação do diagnóstico de uma neoplasia maligna.
1) Exames de sangue
Para identificar um câncer, o médico poderá solicitar a realização de alguns exames de sangue específicos. Alguns deles também permitem conhecer o desenvolvimento do tumor e a resposta ao tratamento. A seguir, conheça os exames de sangue mais comuns para o rastreio do câncer:
- alfafetoproteína (AFP): trata-se de uma proteína que possibilita a identificação de tumores no estômago, ovários ou presença de metástases no fígado. Quando há um tumor, o valor da AFP é acima de 1000 ng/ml;
- MCA: o antígeno mucóide associado ao carcinoma é um marcador que ajuda a confirmar o diagnóstico de um câncer de mama. Geralmente, um valor superior a 11 U/ml indica a doença;
- antígeno tumoral da bexiga (BTA): exame utilizado para o rastreio do câncer de bexiga. Caso haja um tumor na região, o resultado será superior a 1;
- PSA: o antigênio prostático é um dos exames mais importantes para o homem, pois auxilia na detecção do câncer de próstata. Quando há uma neoplasia, a concentração de PSA está aumentada;
- CA 125: trata-se de um marcador muito utilizado para verificar a chance e o desenvolvimento de um câncer no ovário. O valor de referência para a doença é acima de 65 U/ml.
2) Exames de imagem para rastreio do câncer
Os exames de imagem também são muito importantes no rastreio do câncer, pois ajudam o médico a obter um diagnóstico preciso sobre a disseminação ou não da neoplasia maligna. Os mais utilizados são:
- tomografia computadorizada: exame não invasivo que mostra a forma, tamanho e localização do tumor. Também pode ser usado para guiar uma biópsia ou em alguns tipos de tratamentos contra o câncer, como a ablação por radiofrequência;
- mamografia: é um raio-X de alta resolução utilizado para verificar se existem sinais de câncer nas mamas. A mamografia contribui para o diagnóstico precoce da doença;
- ultrassom: possibilita a distinção de cistos cheios de líquido e tumores sólidos. Em alguns casos, também é usado para guiar uma biópsia.
3) Biópsia
A biópsia é realizada quando há suspeita de um câncer, mas os exames não possibilitaram a confirmação da doença. O procedimento consiste na retirada de um fragmento do tumor para análise laboratorial.
De modo geral, existem diferentes formas de realizar a biópsia. No caso do rastreio do câncer de próstata, a biópsia é guiada por ultrassom. Já no caso do câncer de pele, o procedimento é simples, realizado a partir da retirada de um pequeno fragmento da lesão.
Enfim, esses são alguns dos exames mais comuns para o rastreio do câncer. A depender da localização e do tipo de tumor, outros procedimentos podem ser necessários. Portanto, mantenha seus exames em dia para prevenir essa doença.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!