Tire suas dúvidas sobre reincidência do câncer

Lutar contra o câncer não é uma tarefa fácil, pois o diagnóstico exige muita força do portador, assim como o tratamento, que, apesar de ter melhorado muito nos últimos anos, ainda causa uma série de efeitos colaterais indesejáveis. Felizmente, em grande parte dos casos, consegue-se vencer a luta.

No entanto, após algum tempo, a doença pode voltar a se manifestar. Nesse caso, chama-se de câncer reincidente e se trata de uma questão que gera uma série de dúvidas em pacientes, amigos e familiares.

Neste artigo, busca-se responder aos principais questionamentos a respeito do assunto. Vamos a eles!

Por que o câncer volta?

O câncer nada mais é que um tumor composto por células que se multiplicam de forma desordenada. Os tratamentos visam justamente destruir essas células. No entanto, em muitos casos, eles não removem completamente as células problemáticas, possibilitando que algumas sobrevivam, entrem em estado de latência, o que mais tarde resulta na reincidência do câncer.

Em alguns casos, pessoas com histórico de câncer podem desenvolver um novo tipo de câncer. Nesse caso, não se trata de reincidência, mas, sim, de um segundo câncer primário.

Quais os tipos de cânceres reincidentes?

Este tipo de câncer é caracterizado tanto pelo local em que se desenvolveu quanto pela região em que se espalhou. Assim, existem três principais tipos:

  • recorrência local: significa que o câncer se desenvolveu no mesmo local ou muito próximo do local do câncer original;
  • recorrência regional: indica que o tumor maligno cresceu nos tecidos ou nódulos linfáticos próximos ao local do câncer original;
  • recorrência distante: indica que o câncer se espalhou pelo organismo ou tecidos longe do local do câncer original. Nesses casos, tem-se a metástase, pois quando o câncer se espalha, ele continua sendo o original. Por exemplo, se um câncer de pulmão ressurgiu no intestino, ele continuará sendo chamado de câncer de pulmão.  

Como é feito o diagnóstico da reincidência do câncer?

Todas as pessoas que tiveram câncer passam por um check-up periódico com o médico, para verificar a existência de um novo tumor. 

Assim, é necessário recorrer aos mesmos métodos utilizados no câncer original, como exames de laboratório e de imagem, que, além de darem um diagnóstico preciso, também determinam a localização, tamanho e área de abrangência do câncer.

Como é realizado o tratamento do câncer reincidente?

O tratamento irá depender do tipo de câncer manifestado e do quanto ele está espalhado pelo organismo. Mas geralmente, se assemelha muito ao tratamento inicial. Também é válido lembrar que os tratamentos evoluem a cada ano, ou seja, é muito provável que o tratamento utilizado na reincidência do câncer seja melhor ou ao menos mais moderno que o original.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe