Como evitar o ressecamento vaginal durante o tratamento do câncer

Os tratamentos contra o câncer têm vários efeitos colaterais, dentre os quais, o ressecamento vaginal. Isso acontece devido à baixa na produção de estrogênio, hormônio que ajuda a manter a lubrificação da vagina. Além desse sintoma, a mulher pode apresentar outros, como coceira, ardência e desconforto durante as relações sexuais, em consequência da falta de lubrificação natural.

O ressecamento da vagina afeta mais da metade das mulheres que fazem tratamentos oncológicos, mas é possível tratá-lo, com ajuda médica.

Tratamentos contra o câncer que podem provocar ressecamento vaginal

Cirurgia ginecológica: quando é necessário fazer a histerectomia total, operação que remove o útero, a mulher entra na chamada menopausa cirúrgica, ou seja, uma menopausa antecipada. Com isso, o organismo deixa de produzir a mesma quantidade de estrogênio, hormônio que, dentre outras funções, ajuda a manter a flora vaginal equilibrada e lubrificada. O mesmo acontece quando é necessário retirar os ovários.

Tratamento quimioterápico: a quimioterapia afeta o funcionamento dos ovários, desequilibrando a produção de estrogênio. Além da vagina, a boca e a pele da mulher podem ficar mais secas. Ao terminar a quimioterapia, o nível de estrogênio, em mulheres que ainda menstruam, volta ao normal, na maioria dos casos.

Radioterapia: o tratamento radioterápico para tratar o câncer ginecológico pode causar o ressecamento vaginal. Após a conclusão da radioterapia, muitas mulheres precisarão usar medicamentos para atenuar os sintomas da secura na vagina.

Como controlar o ressecamento vaginal

  1. Uso de produtos lubrificantes: quando o ressecamento da vagina é leve, o problema pode ser tratado com o uso de produtos lubrificantes, em forma de creme, óleo e gel. Porém, lubrificantes que contêm vaselina, por exemplo, devem ser evitados. Da mesma forma, a mulher não deve seguir receitas caseiras que usam óleos vegetais e minerais, para tentar eliminar o problema. Esses produtos alteram o pH da vagina, diminuindo as defesas naturais contra as infecções. O ideal é consultar o médico, antes de comprar um lubrificante vaginal.
  2. Aplicação de estrogênio: outra forma bastante eficaz para tratar esse quadro de ressecamento durante o tratamento de câncer é o uso de estrogênio vaginal. O produto é comercializado em forma de comprimido, supositório, creme ou anel vaginal. A liberação de estrogênio alivia que a vagina se resseque durante e após o tratamento de câncer. Mas o estrogênio vaginal só pode ser comprado com receita médica. O médico indicará a melhor forma de tratamento para combater a secura da vagina.
  3. Cuidados diários: para atenuar o ressecamento vaginal, a mulher não deve usar sabonetes íntimos com fragrância, banhos de espuma e água quente. Calcinhas de tecidos sintéticos devem ser trocadas por peças de algodão. Calcinhas, calças, shorts e bermudas justas devem ser substituídas por roupas mais confortáveis. As peças íntimas devem ser lavadas com sabão neutro. O consumo de soja ajuda a prevenir o problema, pois esse tipo de grão contém isoflavona, substância com efeito semelhante ao do estrogênio.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como oncologista em Londrina.

O que deseja encontrar?

Compartilhe