proteção ultravioleta

Roupas com proteção ultravioletas funcionam?



Quando o assunto é a proteção contra os raios solares os protetores estão no topo da lista como os melhores produtos para esse fim. Por outro lado, há outras soluções interessantes no mercado que ajudam a aumentar os níveis de segurança. Uma delas, são as roupas com proteção ultravioleta.

Nos últimos anos, a quantidade de marcas e empresas que se especializaram nesse tipo de item cresceram, assim como a curiosidade das pessoas sobre a efetividades dessas roupas.

Nos próximos parágrafos, você vai descobrir se é ou não possível confiar em peças de vestuário com proteção ultravioleta. Acompanhe!

O que são as roupas com proteção solar?

De forma simples, as roupas com proteção ultravioleta são peças projetadas e desenvolvidas com a finalidade de proteger a pele humana dos raios de sol.

De fato, todas as roupas podem oferecer algum tipo de proteção, mas essa categoria de roupas são classificadas com FPU — fator de proteção ultravioleta. A função desse indicador é apontar exatamente o quanto aquele tecido especial vai bloquear de UV.

Funcionam mesmo?

Sim! Mas é preciso estar atento a algumas observações. Por exemplo, da mesma maneira como acontece com o FPS dos filtros solares, as roupas FPU também podem ter níveis de proteção diferentes.

Além disso, a proteção ultravioleta está relacionada ao processo de fabricação da roupa: há peças que passam por um pré-tratamento com inibidores de raios UV, enquanto que outras oferecem a proteção a partir da estrutura e densidade da fibra.

Roupas com proteção ultravioleta ou protetor solar?

Pesando as coisas, muitas pessoas pode achar mais fácil colocar uma camisa do que ter que ficar reaplicando o protetor solar a cada duas horas. O problema, é que a situação não pode ir por esse caminho.

Uma peça de roupa com proteção solar é algo muito funcional. Entretanto, é necessário proteger, também, as partes do corpo que ficam expostas, por menores que sejam elas — atrás do pescoço, o rosto ou as mãos, por exemplo.

Novamente, o protetor solar entra em cena como um item essencial.

Mesmo considerando que os tecidos com proteção ultravioleta, em sua maioria, são desenvolvidos com FPS 50 ou mais, é sempre bom usar o filtro solar habitual para potencializar ainda mais os níveis de proteção.

Outro motivo para ficar atento a rotina de uso do filtro é o próprio ciclo de vida das roupas de proteção solar. Ou seja, não importa se elas foram desenvolvidas e fabricadas com um processo especial, assim como acontece com qualquer outro tecido, o uso e a lavagem afetam as suas fibras — fica a dica para olhar o que dizem as etiquetas para levar para casa um produto que dure mais.

Como vimos, as roupas com proteção ultravioleta são opções inovadoras e interessantes quando o assunto é estar mais protegido dos raios solares.

Mas a atenção e o cuidado diário sempre devem existir. Nem sempre é fácil e, às vezes, a correria da rotina acaba fazendo com os cuidados pessoais sejam um pouco negligenciados. Porém, vale sempre o velho ditado: “prevenir é melhor que remediar”.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!



O que deseja encontrar?

Compartilhe