A presença de sangue nas fezes pode ter como causa alguma lesão no sistema digestivo. O sangue pode ser bem visível ou presente em quantidades muito pequenas e não visível.
A presença de muito sangue gera fezes negras e mal cheirosas e relaciona-se a uma hemorragia digestiva alta. Já a hemorragia digestiva baixa, caracteriza-se pela presença de sangue vermelho vivo e pode ocorrer nos intestinos, reto ou ânus.
Sinais e Sintomas
Para reconhecer o sangue é preciso observar as fezes após evacuar. O sangue quando é bem visível, aparece em volta das fezes, em pequenos riscos de sangue ou presente em todo bolo fecal, apresentando característica pastosa, escura e mal cheiroso.
Geralmente o sangue só é notado devido à presença de sangue vermelho no papel higiênico. Quanto mais próximo do ânus estiver a ferida, mais vermelho vivo será o sangue.
Causas do sangue nas fezes
Listamos as causas mais frequente da presença de sangue vivo nas fezes, podem ser problemas mais simples e alguns bem importantes:
-
Hemorroidas
Surge por causa da dilatação das veias causada pela força desnecessária ao defecar. Causa mais comum em pessoas com histórico de prisão de ventre. Além do sangramento, causam coceira, dor e inchaço anal.
-
Fissura anal
As fissuras anais são pequenas feridas que ocorrem ao redor do ânus e que sangram quando defecam. Acomete quem sofre de prisão de ventre e causam dor ao limpar o ânus e coceira.
-
Procedimentos médicos
O exame de colonoscopia pode causar pequenas fissuras no intestino ou reto, que sangram e levam ao surgimento de sangue nas fezes. Essas fissuras podem ser causadas pela inserção do tubo ou pela remoção de pólipos.
-
Diverticulite
Problema mais comum em pessoas com mais de 40 anos e ocorre devido a inflamação dos divertículos. Além do sangramento, pode provocar dor abdominal, náuseas, vômito e febre.
-
Doença de Crohn
A doença de Crohn é um problema que provoca forte inflamação no intestino por desequilíbrio do sistema imune. Pode ser assintomática na fase inicial, mas, posteriormente provoca várias crises, como fezes com sangue, diarreia, falta de apetite, cólicas abdominais e perda de peso.
-
Câncer no intestino
Em casos menos comuns, a presença de sangue vermelho vivo nas fezes pode revelar um câncer no intestino. O sangramento ocorre com outros sintomas, como mudança no trânsito intestinal, cansaço excessivo e perda de peso.
-
Isquemia intestinal
Ocorre devido a má vascularização do intestino delgado ou grosso, podendo ainda causar uma hemorragia de gravidade variável.
Como tratar
O tratamento depende do que causou o problema. Em alguns casos, uma úlcera gástrica pode ter causado o problema e a solução seria o uso de antiácidos aliado a uma dieta. Em outros casos, a solução pode ser a melhora da alimentação do paciente ou pomadas.
Investigar a sua origem é a forma mais eficaz de tratar o problema. Ao perceber a presença de sangue nas fezes, o médico deve ser consultado para realizar alguns exames para identificar a origem do sangramento e iniciar o tratamento adequado.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!