O medo de desenvolver um câncer é uma preocupação para muitas pessoas. Os tumores podem surgir em diversas partes do corpo e com gravidade diferente. O sarcoma, tumores complexos e específicos, é um desses tipos de problemas.
A incidência desse tipo de tumor é rara devido a sua anatomia e histórico de surgimento. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores serão as chances de cura e mais rápida poderá ser a recuperação.
O que é um sarcoma?
O sarcoma é um tumor que surge em grande parte dos tecidos conjuntivos do organismo, como os tendões e cartilagens, e especialmente no tecido muscular e no ósseo.
Os tipos mais comuns de tumores são o rabdomiossarcoma (com incidência nos músculos estriados) e o lipossarcoma (que surge na gordura).
Por que ele surge?
Não existe uma causa pré-determinada para que o tumor surja. No entanto, estudos apontam que ele pode surgir em decorrência de alguma inflamação ou lesão na massa do tecido, que rapidamente pode evoluir para o surgimento do tumor.
Grande parte dos tipos dos tumores é de massa mole e, diferentemente de outros cânceres, a capacidade de metástase e de expansão de volume neste caso é bem limitada. Por isso, grande parte dos casos não é considerado maligno e tem mais chances de cura.
Porém, é preciso estar atento aos sinais porque, em estágio avançado, as chances de metástase são grandes e podem atingir órgãos muito importantes como o pulmão e o intestino. Em casos ainda mais raros, o cérebro pode ser alvo da doença.
Incidências pelo corpo
Algumas áreas do corpo estão mais propensas a apresentarem os tumores, tais como glúteos, coxas, tronco e a parte superior do abdômen.
Caso você note a presença de alterações em alguma dessas partes do corpo, o ideal é procurar um médico para que ele o examine e o encaminhe para a biópsia, caso seja necessário.
O oncologista ou ortopedista especializado em onco-ortopedia é o profissional indicado para tratar dos casos de sarcoma já diagnosticados.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!