É melhor comer antes ou depois da sessão de quimioterapia?

A quimioterapia causa uma série de alterações no cotidiano dos pacientes, fazendo com que tenham suas rotinas e mesmo alguns hábitos simples alterados.

Entre as alterações mais incômodas, está a que ocorre na alimentação, manifestando-se de diversas formas, como falta de apetite, dificuldades para engolir, feridas na boca e enjoos frequentes, entre outros.

Além disso, há ainda uma dúvida bastante comum para os pacientes de quimioterapia, que está relacionada à alimentação antes ou depois das sessões, uma vez que é preciso se alimentar corretamente, em especial nos dias em que são realizadas as sessões.

Alimentação antes ou após as sessões de quimioterapia

É importante ressaltar que a quimioterapia afeta de maneira distinta os pacientes, fazendo com que cada pessoa sofra os efeitos do tratamento de uma forma única e com uma determinada intensidade.

Assim, é importante que o paciente da quimioterapia conheça suas próprias reações, adaptando sua alimentação da forma como lhe for mais confortável, apresentando um risco menor de náuseas e vômitos.

Dessa maneira, não há uma recomendação única sobre a alimentação antes ou após as sessões de quimioterapia, sendo o ideal que cada paciente estabeleça uma rotina própria para se alimentar nos dias de suas sessões.

No entanto, é fundamental que o paciente se alimente de forma correta, independentemente do período escolhido, fazendo assim com que evite o mal-estar durante ou após as sessões de quimioterapia.

Em alguns casos, alimentos leves, como torradas, podem ser consumidos durante as sessões de quimioterapia, contribuindo para que o paciente não sofra com fraqueza ou mal-estar devido à falta de alimentação.

Ainda durante as sessões de quimioterapia, iogurtes e barras de cereais podem ser boas alternativas, devendo sempre ser manuseados com a mão livre durante a sessão.

Alimentação correta durante o tratamento de quimioterapia

Além de saber o período em que será feita a alimentação é fundamental que o paciente de quimioterapia entenda como se alimentar da melhor maneira possível, evitando assim que o corpo sofra com crises de náuseas, vômitos ou diarreia, frequentes nesses pacientes.

O ideal é que a alimentação de um paciente durante a quimioterapia seja rica em carboidratos e proteínas, que ajudarão o corpo a se fortalecer, mesmo com os problemas decorrentes do tratamento.

Além disso, a hidratação é fundamental para os pacientes em quimioterapia, sendo recomendado que se ingira bastante água antes e depois das sessões, o que contribui para que não se sofra desidratação e fraqueza durante ou depois de cada sessão.

Outro ponto importante com relação à alimentação desses pacientes é que sejam escolhidos alimentos do agrado do paciente, uma vez que é comum a perda do apetite. Assim, a alimentação pode se tornar mais fácil, contribuindo para que este não seja um problema para quem está realizando a quimioterapia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp