Tipos de Mastectomias

Tipos de Mastectomias e Quando Elas São Indicadas

No Brasil, são registradas por ano aproximadamente 25 mil  mastectomias simples. Embora seja cada vez mais um procedimento comum, grande parte das pessoas ainda têm dúvidas sobre seus tipos e indicações.

Pensando nisso, preparamos o post a seguir com os principais pontos a respeito dos tipos e indicações do procedimento de mastectomia. Não deixe de continuar a leitura!

O que é Mastectomia?

A mastectomia é um procedimento cirúrgico para a remoção de uma ou ambas as mamas. Embora a grande maioria das mastectomias sejam realizadas em mulheres, a cirurgia também pode ser considerada por homens que possam desenvolver a doença.

Quais os principais tipos de mastectomia?

Há alguns tipos diferentes de mastectomia, cada uma delas indicada especificamente para um tipo de caso. Por isso é de extrema importância se informar sobre eles. Veja a seguir os principais tipos:

  • Preventiva

Também conhecida como adenectomia, é indicada quando a paciente tem um alto risco de desenvolver o câncer de mama. Ou seja, no caso de parentes próximos com o problema e outros fatores. 

Pode ser recomendada em alguns tipos específicos de tumores. Aqui, é feita uma remoção da parte “interior” da mama. Ou seja, a pele, a aréola e os mamilos são preservados. Em seguida, a paciente pode optar por realizar um implante de silicone.

  • Parcial

A mastectomia parcial também chamada de quadrantectomia, ocorre a retirada apenas de uma porção da mama onde o tumor está situado. Esse tipo de procedimento é indicado quando o tumor ainda é pequeno.

  • Radical

No caso da mastectomia radical, é realizada a retirada completa da mama, incluindo todas as suas estruturas. Geralmente, após passar pela mastectomia radical, o paciente é submetido em seguida, pela reconstrução da mama perdida. Esse é um procedimento seguro, com ótimos resultados visando o restabelecimento da autoestima.

Quando a mastectomia é indicada?

Por existirem vários tipos de mastectomia, é fundamental a realização de acompanhamento médico especializado, que irá avaliar o quadro e orientar para a melhor opção cirúrgica. A mastectomia pode ser indicada em casos de:

  • Mulheres em estágio inicial de câncer de mama
  • Pacientes com tumores grandes, malignos ou de localização central na área da mama
  • Mulheres com grande risco de desenvolver o câncer de mama
  • Em pacientes que apresentam carcinoma in situ ou localizado, com o intuito de evitar a progressão da doença
  • Ginecomastia 

Quando fazer a reconstrução mamária?

Após a realização de qualquer tipo de mastectomia, pode ser necessária uma cirurgia de reconstrução da mama, para recuperar a forma natural dos seios. Esse procedimento pode ser feito imediatamente após a mastectomia ou por etapas, com correção gradual da região. 

Porém, na grande maioria dos casos de câncer, pode ser necessário esperar algum tempo até a total cicatrização ou após a realização de exames para confirmar a remoção completa das células malignas.

Então, com a leitura deste post, você se informou sobre os principais pontos relacionados ao procedimento de mastectomia. Portanto, em caso de necessidade de realização do procedimento, procure orientação médica especializada.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe