Tive câncer no colo uterino. Posso engravidar?

Quando se trata de câncer de colo uterino, uma das maiores dúvidas de toda mulher é relacionado à gravidez: será que a doença tem alguma relação com infertilidade, aborto espontâneo ou parto prematuro? Ou será que consigo manter uma gestação saudável?

Para avaliar estes pontos precisamos averiguar qual foi o estágio de evolução da doença da paciente, uma vez que quanto mais avançada for, maiores são as chances de complicações na gestação.

Neste post, irei te contar os principais aspectos que diz respeito do câncer do colo de útero e gravidez. Confira a seguir.

A mulher pós tratamento de câncer de colo uterino fica infértil?

Não necessariamente. Existem diversas formas de preservar a fertilidade da mulher durante o tratamento do câncer de colo de útero, mas o fator determinante é a gravidade e o estágio da doença.

Se porventura a mulher diagnosticar e tratar a doença nos seus estágios iniciais, as chances de ficar infértil é relativamente pequena, embora os cuidados com a gravidez terão de ser minuciosos e avaliados pelo seu médico.

Quais são os tratamentos mais indicados para mulheres que pretendem engravidar?

Os tratamentos que permitem que a mulher possa engravidar após o câncer de colo de útero incluem:

  • Conização cervical: esse é o tratamento para os casos em que a doença foi diagnosticada nos estágios mais leves e consiste na remoção do tumor através de uma “biópsia grande” do útero através da vagina. O procedimento é bem tranquilo, sendo necessária apenas a anestesia local e sem a necessidade de repouso prolongado. A única recomendação médica para o pós-procedimento é que a mulher evite relação sexual e natação pelos próximos dias, uma vez que estas ações poderão interferir no processo cicatrizante.
  • Traquelectomia radical: esse procedimento refere-se à remoção total ou parcial do colo do útero e do paramétrio, removendo muito mais do colo do útero quando comparado à conização cervical. A mulher recebe uma anestesia local e a remoção pode acontecer através da vagina, incisão do abdômen ou por meio de uma cirurgia laparoscópica, ficando à critério do médico responsável.
  • Tratamento adicional: em caso de situações onde as opções descritas acima não foram o suficiente para a remoção completa dos tecidos cancerígenos, um novo tratamento deverá ser iniciado pelo médico, sendo necessária a avaliação do caso para averiguar qual é o mais indicado e para assegurar de que a fertilidade da mulher conseguirá ser mantida.

Cuidados para as mulheres que tiveram câncer de colo uterino e querem engravidar

O principal cuidado que a mulher deve tomar após o tratamento do câncer de colo uterino é aguardar entre seis a doze meses para garantir a cicatrização completa do tecido. Porém, mesmo após este período, a mulher pode acabar sofrendo com complicações na gravidez e/ou infertilidade.

Veja o que fazer nessas situações:

Infertilidade

No caso da redução do tamanho do útero devido às cicatrizes dos procedimentos de conização ou traquelectomia, o esperma não consegue entrar no útero, ou seja, a mulher não vai conseguir engravidar. Para reverter essa situação, existem alguns procedimentos como a inseminação intrauterina.

Insuficiência cervical

A insuficiência cervical ocorre quando o colo do útero acaba rompendo antes dos noves meses de gestação. A condição resulta em um parto prematuro ou aborto espontâneo, sendo mais propensa para mulheres que passaram por tratamentos de câncer cervicais.

Por isso, é de extrema importância que as mulheres que se submeteram a estes tratamentos sejam acompanhadas de perto durante todo o período gestacional. Nesses acompanhamentos, a dilatação e medidas do colo serão avaliadas para certificar-se de que está tudo bem com a gravidez.

É isso. Espero que tenha conseguido compreender as principais questões que envolvem a gravidez em pacientes de câncer de colo uterino. De toda forma, não deixe de consultar um especialista para avaliar a sua condição de saúde para um parecer especializado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe