Tumor Estromal Gastrointestinal

Tumor Estromal Gastrointestinal: Quais Os Sintomas?

O câncer de estômago é uma doença muito presente entre a população, principalmente entre os homens. Embora o tumor adenocarcinoma seja o mais diagnosticado, essa neoplasia pode se manifestar de outras formas, como no caso do tumor estromal gastrointestinal (GIST).

Você já ouviu falar neste tumor? Sabe como identificar os primeiros sinais da doença? Caso não, recomendamos a leitura deste post até o final. A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é o tumor estromal gastrointestinal?

Trata-se de um câncer que pode surgir ao longo de todo o tubo digestivo. Dessa forma, pode acometer todos os órgãos presentes nesse caminho, desde o esôfago até os intestinos delgado e grosso.

No entanto, geralmente, esse tumor é uma condição benigna. Além disso, ele tende a crescer a partir de células específicas localizadas na parede do trato gastrointestinal, chamadas células de Cajal.

Ainda, essas células são consideradas o marca-passo do sistema, pois emitem sinais para que os músculos do trato gastrointestinal se movimentem e transportem os líquidos e alimentos por todo o tubo digestivo.

O GIST é um tumor mais diagnosticado em pessoas com idade entre 50 e 60 anos, raro em indivíduos com até 20 anos. Em relação ao local em que surgem, em cerca de 60% dos casos a doença é proveniente do estômago.

Quais são as causas?

No que se refere às causas, o tumor estromal gastrointestinal não tem suas causas totalmente esclarecidas. Porém, existem os chamados fatores de risco, características modificáveis ou não que tornam uma pessoa mais propensa ao câncer de estômago.

Um deles é a idade, sendo mais recorrente em indivíduos com idade superior a 50 anos. Outro fator que pode favorecer o seu desenvolvimento é a presença de uma síndrome genética, como a neurofibromatose tipo 1, a síndrome de Carney-Stratakis e a síndrome estromal de tumor gastrointestinal familiar.

Entretanto, no caso do GIST, ter um desses fatores de risco pode não ter tanto impacto no seu desenvolvimento. Isso porque dificilmente é possível estabelecer uma relação do quanto esse fator contribuiu para o surgimento desse tumor.

Quais os sintomas?

De modo geral, o tumor estromal gastrointestinal pode não provocar nenhum sintoma. Em outros casos, quando localizado em determinados lugares ou aumentam de tamanho, podem causar problemas graves.

Por exemplo, a hemorragia no trato intestinal. Quando se dá no estômago ou esôfago, pode causar vômitos com sangue. Se for no intestino delgado ou grosso, pode provocar eliminação de fezes escuras ou fezes com sangue visível. Além disso, com o passar do tempo, pode causar anemia, cansaço e fraqueza.

Outros sintomas relacionados ao GIST são dor e inchaço abdominal, náuseas e vômitos, sensação de saciedade, perda de apetite, perda de peso e problemas de deglutição. Em alguns casos, pode ocorrer obstrução intestinal ou estomacal, causando fortes dores abdominais e vômitos.

Enfim, se você não conhecia o tumor estromal gastrointestinal com a leitura deste post descobriu tudo o que precisa a seu respeito. Portanto, caso se enquadre nos fatores de risco ou apresente algum dos sintomas, procure um médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe