Úlcera estomacal pode desencadear um tumor maligno no sistema digestivo?

Quando se fala em tumores no trato digestivo, uma das perguntas que podem surgir é se um câncer pode ser desencadeado por uma úlcera estomacal. E será que existe uma relação entre úlcera estomacal e câncer? Sim. Mas a úlcera no estômago causa o câncer? Não.

Ora, mas se não existe essa relação de causa e efeito, que outra relação pode haver entre úlcera estomacal e câncer?

É para explicar esse misto de mito e dúvida que elaboramos este artigo, para a fim de esclarecer para você todas as dúvidas sobre esse tema. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a relação entre úlcera estomacal e câncer?

Existe uma bactéria chamada Helicobacter pylori, um microrganismo presente em cerca de 50% da população humana, sem, no entanto, fazer qualquer mal ao seu hospedeiro.

Em alguns casos, no entanto, essa forma aparentemente inofensiva de vida pode provocar a úlcera gástrica, ao atacar as mucosas do estômago, do duodeno e, em alguns casos, as paredes do esôfago.

Os sintomas clássicos da úlcera no estômago são vômito, fezes escurecidas e dor intensa durante a alimentação. Eles são provocados pelos ácidos estomacais, responsáveis pelo processamento dos alimentos.

A úlcera, por si só, precisa ser tratada, mas a H. pylori pode trazer problemas ainda mais graves, que são os tumores malignos, produto da inflamação crônica e não tratada do estômago. Vale esclarecer, no entanto, que a possibilidade de portadores da H. pylori desenvolverem o câncer se restringe a 1%.

Há, no entanto, um outro aspecto que relaciona o câncer gástrico com a úlcera gástrica. Ocorre que, muitas vezes, a inflamação relacionada à úlcera pode esconder as células cancerosas, razão pela qual o paciente com úlcera deve se submeter a uma atenção especial até a cura da doença, com exames periódicos.

Em outras palavras, não é a úlcera que causa o câncer, mas a H. pylori, embora a Medicina não tenha conseguido identificar de que forma essa bactéria provoca, ou ajuda a provocar, os tumores.

Quais os riscos de não tratar a úlcera corretamente

O paciente com úlcera, no entanto, deve tratar a doença, uma vez que a úlcera crônica pode causar deformações no local das lesões após a cicatrização, gerando obstrução da passagem dos alimentos no canal gástrico.

Assim, se você sente incômodos relacionados à digestão, procure um médico. Se o seu diagnóstico, feito por meio de exame de endoscopia digital, for de úlcera gástrica, inicie o tratamento imediatamente, que é feito a base de inibidores da ação dos sucos gástricos e antibióticos para combater a H. pylori, caso seja ela a causa.

Para evitar a ocorrência dessa doença, se você tem problemas recorrentes de estômago, evite refrigerantes, bebida alcoólica e chás, que são substâncias que estimulam a produção dos sucos gástricos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe