O câncer de intestino envolve os tumores malignos que atingem o intestino delgado e o intestino grosso. O câncer de cólon pode ser visto como o mais comum, mas ainda assim podem identificados tumores em outras partes do intestino.
Seus sintomas são bastante semelhantes e incluem a presença frequente de sangue nas fezes, diarreia ou prisão de ventre, gases e cólicas intestinais sem um motivo aparente, perda de peso sem razão, fadiga e até mesmo anemia.
Quando os sintomas persistem por mais de um mês, o ideal é procurar por um médico. Principalmente quando não há um motivo específico para apresentar esses sintomas. Além disso, é importante saber o que pode causar a enfermidade. Então, conheça agora as 6 causas mais comuns para o câncer de intestino.
1. Dieta rica em gordura e pobre em fibras
O câncer no intestino se torna mais comum a partir dos 40 anos. Tanto que a idade também pode ser vista como um fator de risco. Se, durante boa parte da vida, a pessoa teve uma dieta rica em gordura e pobre em fibras, essa pode ser uma das causas para o aparecimento do tumor, principalmente no cólon.
2. Herança genética
A genética também contribui para o surgimento de tumores malignos. Inclusive, essas mutações podem ser herdadas.
Pólipos, câncer colorretal e algumas síndromes, como a de Gardner e Turcot, estão associados a questões genéticas e geralmente outras pessoas na família já lidaram com o problema.
3. Sedentarismo
A falta de exercícios físicos é um fator-chave para o surgimento do câncer nessa região do corpo, inclusive porque, quando nos exercitarmos, estimulamos o funcionamento do intestino.
Quem passa muito tempo sentado ou deitado e não faz nenhum tipo de atividade física deixa o intestino preguiçoso e tem tendência a desenvolver tumores devido ao seu mau funcionamento.
4. Pólipos
Pólipos são lesões benignas que podem aparecer na parede interna do intestino grosso. No entanto, exigem atenção e o ideal é que sejam operados imediatamente.
Quando aparecem frequentemente ou não são tratados, eles podem evoluir para um câncer. Essa é uma das causas mais comuns para o câncer colorretal.
5. Problemas frequentes para evacuar
As fezes não devem ser muito duras e nem pastosas demais. Pessoas que têm dificuldades para ir ao banheiro, variando constantemente entre a prisão de ventre e a diarreia, podem estar prejudicando a mucosa do intestino.
Quanto mais a mucosa é prejudicada, maiores as chances do câncer de intestino vir a aparecer. Então, o ideal é ir ao banheiro todos os dias, e que as fezes nunca estejam duras demais ou líquidas.
6. Doença de Crohn
A doença de Crohn é autoimune e faz com que o sistema imunológico ataque o intestino delgado. Essa situação a longo prazo pode fazer com que tumores malignos se formem nessa região.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!
Veja aqui um artigo mais antigo sobre os principais sintomas da doença.
Veja aqui um artigo mais antigo sobre o tratamento da doença.